Liliane Bortoluci
Diretora | FuturePrint

Ainda estamos aprendendo e nos adaptando com a nova rotina consequência do impacto global da Covid-19. Ainda que se acredite que em 21 dias possamos aprender novos hábitos, não tem sido fácil deixar o mundo que conhecemos para trás e quase que literalmente da noite para o dia mudar tudo; isolamento, afastamento social, home office, higienização das compras e itens de proteção individual, como máscaras que protegem nariz e boca, face shields, limpeza das mãos e roupas, além de evitar levar as mãos aos olhos são atividades inerentes ao nosso dia-a-dia.

Gradativamente governos e sociedade caminham rumo a retomada de um convívio mais próximo, tal qual estamos acostumados; ainda que com novas maneiras de atendimento, como os shoppings centers que funcionam diariamente por um número determinado de horas e com uma quantidade específica de clientes sendo atendidos por vez, com equipamentos de proteção, aferição de temperatura corporal, disposição de álcool em gel, etc

Condições semelhantes às que as feiras de negócios podem e devem voltar já no segundo semestre de 2020. China e Áustria já retomaram essa importante e vantajosa atividade comercial com as medidas necessárias.

Embora atualmente estejamos realizando diversos encontros digitais, isso não exclui a necessidade do encontro presencial! Do olho no olho! De vermos o equipamento no qual estamos interessados em pleno funcionamento, na verdade, de poder comparar vários equipamentos trabalhando, além de diversos insumos que dão cor e textura a esse nosso mercado. Esse é o tal “figital” (mistura de “físico” com “digital”) que falávamos há um tempo, mas cujo aceite como realidade do mercado foi acelerado pela pandemia.

Listo abaixo os principais motivos pelos quais, além de nos acompanhar nos meios digitais, você precisa estar presente na FuturePrint que acontecerá de 24 a 27 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo:

1- Novos contatos e mais networking

Visitar feiras de negócios são ótimas oportunidades para ampliar sua visão de negócio e consequentemente suas possibilidades. Quem visita as feiras de negócios conhece toda a inovação do setor, uma vez que naquele local estão concentradas as tendências do mercado. Isso facilita a comparação de preços; de vantagens entre máquinas, produtos e serviços; esclarecimento de dúvidas; além da possibilidade encontrar uma nova oportunidade de novos negócios.

Quem visita feiras de negócios tem contato com inúmeros outros visitantes – que não são seus clientes – pode compartilhar cases com demais participantes. Esse é um poderoso networking, com conversas muito produtivas! No momento pelo qual passamos, com uma necessidade latente de reinvenção, saber o que o mercado está produzindo é de grande valia.

2-Sistemas colaborativos

Em 2020, uma “modalidade” de networking que está ganhando cada vez mais força é o da colaboração; empresas de um mesmo segmento ou região antes identificados como concorrentes, que se reúnem em prol do desenvolvimento do mercado. Organizadas em sistemas semelhantes aos de cooperativas, conseguem condições melhores na hora de comprar determinado produto e têm mais força no momento da venda, conseguindo também melhores negociações entre si. A FuturePrint, por ser um elo de conexão com o mercado, é o local ideal para você poder encontrar seus antigos concorrentes que, a partir deste novo normal, pode passar a ser seu grande parceiro. Pense nisso!

3 – Novos modelos de negócios

Novas máquinas, novos produtos e novos serviços. Sim! Participar de feiras de negócios te possibilita identificar diferentes oportunidades para sua empresa e produtos. Um exemplo? Quem trabalha com adesivação tem toda um mercado de comunicação visual para explorar: podendo produzir sinalizações das empresas; de SIPA e CIPAT; envelopamento de eletrodomésticos ou automóveis; decoração residencial ou comercial etc.

Quem trabalha com comunicação visual pode desenvolver totens que atendam a essa atual – e, provavelmente, futura – necessidade de mantermos condições sanitárias: dispensers de álcool em gel ou de sabonete líquido para sanitários; sinalização de distanciamento social para piso de estabelecimentos comerciais e para proteção durante o atendimento nesses mesmos locais.

Inovações também podem ser aplicadas no segmento de confecção. Um exemplo? E se você aproveitasse sua estrutura fabril como um espaço de coworking? Onde diversos profissionais da confecção se reúnam e possa ou trabalhar individualmente ou se organizem em um grupo colaborativo atuando em diferentes etapas produtivas a fim de desenvolverem algo juntos. Nesse caso, basicamente, os profissionais alugam um espaço dentro da sua estrutura, seja por oito horas/dia, uma semana, mês, por tempo indeterminado e no pacote está incluso a estrutura que ele necessita para trabalhar: energia elétrica, água, internet, máquinas etc.

4-Desenvolvimento profissional

Assim como quem expõe identifica novas oportunidades, quem visita pode obter conhecimento sobre diferentes maneiras de utilizar determinada ferramenta ou produto participando de algumas atividades paralelas, como o Circuito de Impressão Digital Têxtil que mostra todo o processo de pesquisa, desenvolvimento e produção de uma estampa digital têxtil aplicada em moda, decoração ou comunicação visual; o Serigrafia em Ação, uma experiência única com o propósito de compartilhar conhecimento por meio de aplicações; o Sublimação em Ação: palestras e workshops sobre o mundo da sublimação para o público que pretende entrar ou já está inserido no segmento; a Sala de Crédito para se relacionar com as instituições financeiras parceiras e conhecer formas de financiamento que melhor lhe atendam, além do Sebrae Móvel, onde é possível realizar um check-up de sua empresa, propondo melhorias para a saúde financeira e gestão da sua empresa.

Esse conteúdo é parte da Semana Digital FuturePrint 30 anos, que acontece de 20 a 24 de julho. Se inscreva e confira outros conteúdos exclusivos gratuitamente!