A agilidade e possibilidade de personalização pelo cliente já é realidade no setor de impressão digital têxtil. Foi o que mostrou Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda, durante sua palestra sobre tendências do mercado de impressão digital, na Future Têxtil.
O profissional iniciou comentando sobre o cenário deste mercado – o que indica grandes oportunidades para a impressão digital – que hoje, é responsável por aproximadamente 5% do mercado mundial.
Dentre os segmentos que são tendência está o Mercado DTG. Para se ter uma ideia, em 2018, seu faturamento foi de US$ 9 bilhões apenas em vestuário impresso desta forma. “Estima-se que o crescimento será de 25% pelos próximos 5 anos”, comenta.
Impressão digital 4.0 abre portas para o mercado têxtil
Felipe Sanchez avalia a Quarta Revolução Industrial como um grande marco para o mercado. “Com equipamentos inteligentes, que permitem o gestor ter mais controle em sua produção, é possível investir em mão de obra qualificada e ainda oferecer melhores preços – sem perder a qualidade no produto”, afirma.
“Esse tipo de tecnologia existe para qualquer tipo de negócio. Podemos encontrar máquinas que imprimem milhares de peças por hora, a até as que imprimem cerca de 50 peças por hora”, ele explica.
Sanchez ressalta que com a transformação digital deste mercado o Brasil tem mais oportunidades para retomar sua relevância na produção têxtil. “Não importa se a mão de obra é mais barata em outro continente, pois com a automatização é possível produzir mais e apenas com pessoas qualificadas para operar esses equipamentos”.
No entanto, Sanchez ressalta que muito mais do que grandes tecnologias ou um maquinário inovador, o empresário precisa ter um olhar criativo para quebrar barreiras e trilhar o caminho do sucesso.
Um de seus exemplos foi a cobrança de frete, por exemplo. Ele mostrou uma tabela de uma empresa, que cobra fretes diferentes de acordo com a quantidade de peças e tempo de entrega. O mesmo produto pode ter um valor de entrega de R$ 30 a R$ 80, por exemplo.
O profissional finaliza que todo empresário que deseja aumentar sua rentabilidade precisa não apenas estar atento às novas tendências, como também ter um olhar criativo e inovador.