Crescimento do delivery, papel da comunicação visual, decisões de consumo: afinal, qual é a relação? De acordo com dados do Instituto FoodService Brasil (IFB), com a pandemia, a modalidade de serviço de delivery apresentou um incremento de 60%. Ainda, conforme levantamento do Google, no país registrou-se um aumento de quase 300% entre março e maio de 2020 nas pesquisas feitas no buscador para os termos “entrega”, “entrega de comida” e “delivery”.
Nesse cenário, diferentemente de outros setores, obteve um crescimento no seu negócio no ramo da alimentação quem soube apostar no delivery, porém, pensando na sua imagem ao colocar em prática uma comunicação visual atrativa que chamasse a atenção do consumidor para o produto e ajudasse em sua fidelização e fixação de marca.
A verdade é que a comunicação visual oferece um estímulo muito importante no processo de decisão do consumidor, permitindo que ele faça escolhas mais rápidas baseadas em seus desejos e necessidades a partir do contato com apelos visuais.
“Essa comunicação pode transmitir sofisticação, chamar atenção para algo promocional ou, ainda, distinguir um lançamento de um produto já consolidado”, explica a professora do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios de Alimentação do Centro Universitário Senac, Cristina Souza.
Dicas para aproveitar as oportunidades desse mercado
A empresa prestadora de serviços e de produção de peças de comunicação visual pode se posicionar para aproveitar essa oportunidade e atender a diferentes necessidades da cadeia de food service.
Isso pode ir desde a oferta de materiais além da lona para a fachada desses estabelecimentos, a sinalização visual de qualidade para as áreas internas até a impressão de um cardápio atrativo e inovador (podendo incorporar novidades como QR Codes para leitura de informações adicionais diretamente no celular, por exemplo).
Mas e no caso das chamadas dark kitchens (que só têm atendimento via delivery) e dos estabelecimentos que operam apenas por aplicativos e tele-entrega? Também é possível atendê-los!
Esse tipo de negócio precisa ainda mais aproveitar os pontos de contato visual com o cliente, para que, ao primeiro contato com sua embalagem, ele já tenha vontade de “comer com os olhos” o produto e sinta-se satisfeito com sua escolha, com propensão a repeti-la. E se ela for inovadora e de ótimo apelo visual, ela será uma “embalagem instagramável”, o que representa divulgação gratuita e de qualidade tanto para o estabelecimento de seu cliente quanto para o trabalho de sua empresa.
Também é importante considerar o fornecimento de embalagens do tipo in box, que são feitas sob medida para acomodar a comida adequadamente, evitando que ela vaze ou chegue mal apresentada na casa dos clientes finais.
Ainda, a produção de materiais impressos entregues junto ao pedido, brindes (como imãs de geladeira e outros), o uniforme do entregador – tudo pode se converter em oportunidade tanto para esses negócios quanto para sua empresa de comunicação visual.