Quem não gosta da ideia de ter algo único? Basicamente, o mercado de personalizados pode oferecer exatamente isso: algo que, no mundo todo, ninguém tem igual ao seu. Não resta dúvidas de que esse segmento veio para ficar e que, portanto, não deve parar de crescer. Pelo menos é o que acredita Mayara Calderone, professora e coordenadora, do Portal Sublimático.

“Acredito que nos próximos anos haverá uma expansão ainda maior de pessoas trabalhando no segmento, tendo em vista o crescimento do próprio mercado e a grande diversidade de possibilidades para atuar. Muitas pessoas buscam esse segmento para atender uma demanda específica de público, como gamers e religiosos. E outras entram para atender todos os públicos, com uma grande variedade de produtos, mesmo com poucos equipamentos e investimento”, conta a especialista.

Por isso, aqui vai a dica número um: se você que quer empreender e abrir um negócio na área, antes de tomar qualquer conclusão, entenda se quer trabalhar com produtos mais específicos, atender todos os públicos e, principalmente, entenda que na gestão de personalizados há dois caminhos que podem ser seguidos: a linha seriada e a linha sob demanda – mas que ambos podem ser atendidos com a mesma qualidade.

A seguir, contamos com a ajuda de Mayara para mostrar diferença de cada uma delas.

personalizados

Linha seriada: vantagens e desvantagens

O que é: basicamente é a produção de um brinde ou produto personalizado em grande escala. Pode ser feita uma linha própria para venda ou para uma empresa específica que precisa desse personalizado em grande quantidade.

Vantagens: quando se atende empresas, por exemplo, a vantagem é que, normalmente, a produção de arte bem é menor, já que os produtos terão a mesma estampa, diminuindo a mão de obra. Além disso, essa é a oportunidade de fidelizar um cliente que sempre terá uma essa demanda.

Desvantagens: acontece muito do empresário não precificar o pedido corretamente. Acaba diminuindo muito o valor do produto pra poder atender o cliente que, normalmente, faz várias cotações ou até licitações. É importante saber negociar os insumos em quantidade e sempre ter uma margem de desconto que você pode aplicar em casos assim.

Linha sob demanda: vantagens e desvantagens

O que é: é aquela demanda em que o cliente necessita de maior flexibilidade na personalização, com peças diferentes uma da outra. Aqui você vai poder criar uma peça exatamente como a pessoa deseja.

Vantagens: muitas vezes a peça é feita para um momento especial, para eternizar uma memória e criar lembranças. E justamente por exigir maior trabalho de criação e produção, tem um valor agregado maior. Trata-se de um trabalho que sai da produção industrial para ser criado artesanalmente.

Desvantagens: aqui o trabalho exige mais em todos os sentidos: na criação, na produção, no atendimento, além de ter um custo de produção maior.

Como escolher o melhor formato de personalizados para meu negócio?

Para Mayara Calderone, o diferencial da personalização é justamente ter a possibilidade de trabalhar das duas formas, ou naquela que você mais se identifica.

“A escolha é de acordo com o perfil da pessoa, já que algumas preferem criar produtos exclusivos e diferenciados, que muitas vezes encantam o cliente. Nesse caso, a produção em demanda é o mais adequado, sempre sabendo precificar o produto conforme o trabalho necessário para desenvolvê-lo dessa forma”, explica ela.

Mas se o objetivo é uma criação mais automatizada, com menor custo para se ganhar na quantidade, a produção em linha seriada é a melhor opção, o que algumas vezes exige ter uma estrutura de equipamentos e funcionários que proporcione essa produção de forma mais prática e com menor custo.

Gostou? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a diferença entre as linhas seriada e sob demanda, fique por dentro também de como lucrar com corte e gravação a laser e quais são os produtos mais vendidos na sublimação.