De acordo com o pesquisador e design, que responde como coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, a ideia de corrosão e desgaste são as tendências para estampas para o segundo semestre de 2020. Esse tema está relacionado com o fato de a sustentabilidade é o novo padrão de qualidade, de acordo com Rodrigues.

Ainda segundo o pesquisador, hoje compra-se pensando em quanto um produto vai durar, por isso vale a pena prestar atenção a temas remanescentes como o animal print, que foi moda alguns anos atrás, voltou em 2019 e vai continuar sendo procurado pelas pessoas. “Devemos pensar como reestampar uma coleção parada por exemplo, se tenho estampas animais estocadas o que posso fazer para vendê-las? Estampas outro tema por cima?”, questiona.

Ainda sobre o estoque é necessário saber quais produtos são mais vendidos. Além dessas tendências, vale compreender o que está acontecendo, qual o contexto ao seu redor. “As pessoas querem a roupa que a personagem principal da novela vestiu em determinada cena”, lembra Rodrigues.