Saída para reformar o ambiente corporativo sem comprometer o orçamento e ainda criar uma atmosfera interessante para envolver os funcionários ou clientes na cultura da empresa, a decoração de paredes, portas, divisórias e até móveis com materiais impressos representa uma oportunidade de negócio para os birôs. Para oferecer o serviço é necessário conhecer métodos de impressão, qualidade técnica dos substratos disponíveis e escrever um bom briefing.

Ao receber o projeto, assuma a missão de entender o que o cliente deseja transmitir com o novo visual do escritório. Lembre-se que o recurso visual é imprescindível para imprimir a atmosfera corporativa e você tem a possibilidade de trabalhar isso de diferentes maneiras se considerar que cada material comunica uma mensagem. Impressos em tons de azul, por exemplo, acalmam, os que remetem a madeira dão conforto e os que levam sépia lembram passagem de tempo.

Pesquise novos materiais para indicar ao cliente, não espere que ele aponte como precisa ser desenvolvido o projeto. Além disso, demonstre caminhos para aplicá-los de maneiras diferentes e oriente sobre o modelo de impressão mais adequado ao substrato escolhido.

As demandas para paredes variam, mas em geral, é recorrente o uso de papel de parede vinílico lavável impresso digitalmente com temáticas personalizadas, além do adesivo recortado a laser que imita vidro jateado para divisórias. “Usamos também impressão sobre material com textura canvas, que dá o efeito de pintura a óleo, mas com custo muito mais reduzido e a possibilidade de escolhermos exatamente a imagem e o tamanho mais adequado para o espaço”, diz Helena Dabus, arquiteta da Dabus Arquitetura.

A película imantada também é uma boa solução. Trata-se de um adesivo imantado sobreposto ao adesivo convencional e que permite a aplicação de imãs com fotos e recados. Popular e acessível, o adesivo de recorte dá uma infinidade de opções decorativas porque pode personalizar de parede a móveis.

Passo a passo para transformar um espaço

1 – Entenda o sistema organizacional e as necessidades da empresa.

2 – Identifique problemas e soluções. Compile as informações e gere layouts.

3 – Desenvolva a parte de comunicação e a atmosfera visual. Nessa etapa são avaliadas as melhores opções de papelaria, cores, tipologia, paredes e materiais.

4 – Apresente o layout em perspectiva 3D. Após ser aprovado, execute o projeto.

9