“Sustentabilidade na Indústria Têxtil – Tendências e Certificações” foi o tema de uma das mesas redondas realizadas hoje, 11/07, durante o Fórum FutureTêxtil. Em conversa com Rodrigo Gonçalves Lasalvia, gerente responsabilidade social | C&A fala da importância da sustentabilidade. Confira entrevista!

Qual a importância da C&A, como uma grande empresa varejista, em fazer esse monitoramento da rede de fornecedores?

Na C&A, acreditamos que devemos oferecer aos nossos clientes e parceiros uma moda com impacto positivo, garantindo a qualidade das peças e da vida daqueles que confeccionam nossas roupas, assim como a sustentabilidade do nosso planeta. Para garantir condições de trabalho justas e seguras, monitoramos e auditamos todos os nossos fornecedores e seus respectivos subcontratados. E mais do que auditá-los, nós ajudamos nossos fornecedores a se desenvolverem enquanto empresas e a se capacitarem para atingir nossas metas de qualidade e contribuir para uma indústria da moda com impacto positivo, que proporciona condições justas e dignas de trabalho. Além disso, em compromisso com a transparência, desde junho de 2017 tornamos pública a nossa lista de fornecedores, disponível no site do Relatório Global de Sustentabilidade da marca.

Quais os principais benefícios da sustentabilidade para a cadeia têxtil?

Os principais benefícios da sustentabilidade para a cadeia têxtil é, além de preservar os recursos naturais, garantir condições de trabalho justas e seguras às pessoas envolvidas nessa etapa. E com isso, acreditamos que, para ser uma empresa mais sustentável, precisamos orientar a nossa estratégia de negócios visando contribuir para o desenvolvimento do planeta, da sociedade e de toda a nossa rede, desde o algodão usado nos produtos até a melhor forma de descartar as roupas que não servem mais para uso.

Para isso, contamos com uma Plataforma Global de Sustentabilidade, que norteia de forma integrada as ações e metas da companhia relacionadas à esse tema em todos os países onde a C&A está presente, incluindo o Brasil. Atualmente, nossas iniciativas de sustentabilidade estão estruturadas em três pilares de atuação: Produtos Sustentáveis, Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis, com metas alinhadas ao nosso negócio que vão até 2020. Essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco, principalmente, em: Igualdade de Gênero; Água limpa e saneamento; Trabalho decente e crescimento econômico; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima. Na C&A, acreditamos ainda que a transparência é indispensável quando falamos em sustentabilidade.

Qual a importância de se discutir a sustentabilidade na indústria têxtil durante a FuturePrint?

A C&A vê o tema sustentabilidade como um movimento natural das empresas da indústria têxtil em resposta aos consumidores, que exigem cada vez mais informações sobre responsabilidade socioambiental e a origem dos produtos. No nosso caso, a preocupação da C&A com a sustentabilidade já faz parte do DNA da marca. Acreditamos que devemos oferecer aos nossos clientes uma moda com impacto positivo, sem comprometer a qualidade de vida daqueles que confeccionam nossas roupas ou o planeta, de onde obtemos nossa matéria-prima. Queremos que os nossos clientes tenham convicção de que fazemos a coisa certa e saibam que estamos sempre em busca das melhores escolhas para eles. Foi com este objetivo que, em fevereiro de 2018, realizamos o lançamento global do movimento #VistaAMudança (#WearTheChange), e estamos comprometidos em fazer com que a produção sustentável seja o novo “normal” dentro do mercado da moda. Acreditamos que a busca por uma forma de fazer negócio mais sustentável seja uma tendência do mercado e que as marcas que não seguirem este movimento ficarão para trás.