Quem trabalha com sublimação sabe que o poliéster é o tecido ideal para se trabalhar. Mas, em produções em que o algodão é mais indicado, sublimar também é possível.
Foi o que Enéas Garcia, representante da SFCT, mostrou durante sua palestra na Sublimação em Ação. O profissional trouxe dicas para quem deseja fazer sublimação em algodão.
Ele orienta que uma pessoa que está começando seu negócio não foque apenas na sublimação, mas sim tenha uma gama de técnicas. “A melhor forma de fazer uma camiseta de qualidade é entender a necessidade do cliente. Além disso, vale conhecer todas as técnicas e utilizar a que mais se encaixa com o pedido”, diz.
Para fazer essa escolha, existem alguns fatores a serem avaliados – como a cor do tecido, qual durabilidade necessária para aquele desenho, qual o toque do tecido e como isso vai afetar a sua produtividade.
Como fazer sublimação em algodão
Com este tema como foco principal da palestra, Enéas listou quais técnicas podem ser adotadas para uma maior qualidade na sublimação em algodão:
Subli No Cut
Funciona para artes mais escuras e de cores chapadas.
Sublimatex
Papel especial, que utiliza a tinta sublimática para dar mais nitidez à imagem. É aplicado o termocolante no tecido para depois o desenho ser transferido. Esta técnica serve apenas para tecidos claros.
OBM Toque Zero
Por acionamento por calor, este filme pode ser aplicado em qualquer tecido e oferece o toque zero – o que pode ser um diferencial para seu cliente. No entanto, é um filme que não pode ser recortado, e por isso pode não ser uma boa técnica para alguns tipos de imagem.
Reflect Power
Filme laminado que permite a aplicação de diversas imagens por meio da sublimação.
Filme de recorte com impressão digital
É uma técnica pouco utilizada, mas também com um resultado de qualidade. “Esse filme não aceita impressão sublimática, mas sim com Plotter”, ele comenta.
Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso material com mais informações sobre sublimação em diferentes tipos de tecido!