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Painéis de LED: como usar essa tecnologia para proporcionar experiências 3D aos clientes?

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O uso de painéis de LED vem conquistando diversas marcas que querem inovar e criar uma experiência diferente em seus pontos de loja física e em campanhas de divulgação.

Em março deste ano, a Coca-Cola usou um painel eletrônico em 3D para criar uma experiência marcante para quem passava pelo Terminal 3 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Basicamente, a tecnologia transformava uma Coca-Cola digital em uma física e gelada. Com 13 metros de largura frontal e seis metros de largura em cada uma das laterais, o equipamento tinha formato de “U”, com borda infinita, auxiliava na extensão virtual e explorava a saída e interação com objetos. Para conseguir entender melhor, assista abaixo.

Para fazer uma ação como essa, claro, foi necessário muito planejamento, criatividade e tecnologia. Mas ela não está restrita apenas a grandes marcas, como a Coca-Cola. Os painéis de LED hoje são uma possibilidade para qualquer empresa, e quando eles são combinados com mídias 3D, geram impactos que não são esquecidos facilmente pelos clientes.

Para que você entenda melhor como essa tecnologia funciona, vamos começar pelo começo: você sabe o que é um painel de LED? "Um painel de LED é formado por muitos pequenos pontos de luz chamados de pixels de LED, que trabalham juntos para exibir vídeos e imagens publicitárias. Esses painéis são conhecidos por terem um brilho intenso, o que os torna perfeitos para uso em ambientes externos, como fachadas de lojas e outdoors nas ruas”, explica, Renan Diógenes, marketing do Mundo de LED. 

As telas também são muito usadas internamente em lojas para atrair a atenção dos clientes, exibindo ofertas e novidades de produtos de forma chamativa. “Os painéis de LED são uma maneira eficaz de transmitir informações visualmente impactantes tanto para quem está do lado de fora quanto para quem está dentro de uma loja”, conta.

Agora, o que é preciso para surtir o efeito criado pela Coca? Renan explica: "essa mídia é conhecida como anamorphic 3D. Ela é projetada especificamente para ser exibida em painéis de LED, criando um efeito visual tridimensional quando visto de um ângulo específico".

Mas qual a diferenças das mídias 2D x 3D?

Segundo Renan, a principal diferença entre as mídias tradicionais (2D) e a mídia 3D é a adição de profundidade à largura e altura. Enquanto a mídia 2D é plana, a mídia 3D cria a ilusão de profundidade, proporcionando uma experiência visual mais imersiva e impactante. "Essa tecnologia tem sido amplamente utilizada para atrair a atenção do público e criar conteúdos visuais impressionantes em eventos, feiras, exposições e até mesmo em ambientes comerciais. É uma forma inovadora e envolvente de transmitir informações e cativar o espectador".

É importante ressaltar que não é o painel de LED em si que proporciona o aspecto 3D, mas sim a mídia exibida nele. Assim, o painel de LED atua como o meio de exibição, enquanto a mídia 3D é responsável por criar o efeito tridimensional.

Outra marca que promoveu lançamentos de jogos e produtos com essas tecnologias é a Sony. A empresa anunciou em sua fachada o tão aguardada chegada do PlayStation 5. "Ao empregar a tecnologia 3D, a Sony criou uma experiência visual impactante, onde as imagens do novo console pareciam saltar da fachada, chamando a atenção de todos que passavam pelo local. Como eu disse, essa abordagem inovadora e envolvente permite que as marcas se destaquem no mercado e despertem o interesse dos consumidores de uma forma memorável”, conta o especialista.

OOH ou DOOH: você sabe o que são?

Também é preciso entender o que são os termos out-of-home (OOH) e digital-out-of-home (DOOH). Você já ouviu falar? Eles estão relacionados à publicidade e ao marketing, e descrevem diferentes formas de comunicação com o público fora do ambiente doméstico. A principal diferença entre os dois está no meio de exibição utilizado. Renan contou a diferença entre os dois:

OOH refere-se à publicidade tradicional em espaços físicos, como outdoors, placas de rua, ônibus adesivados e pontos de ônibus. Esses meios de comunicação são estáticos e geralmente exibem mensagens impressas ou gráficos sem a capacidade de alterar o conteúdo de forma dinâmica.

Por outro lado, o DOOH envolve a utilização de tecnologia digital, como painéis de LED, telas de LCD e projeções digitais, para exibir anúncios e conteúdo em tempo real. Essas mídias digitais têm a capacidade de transmitir mensagens dinâmicas e interativas, permitindo que o conteúdo seja atualizado rapidamente e adaptado conforme a necessidade. Além disso, a segmentação e a programação em tempo real possibilitam direcionar a mensagem para públicos específicos em momentos estratégicos.

De acordo com o profissional da Mundo de LED, a mídia DOOH vem ganhando destaque por vários motivos. "Ela oferece maior flexibilidade e dinamismo, permitindo que as marcas sejam criativas e atualizem o conteúdo rapidamente. Além disso, a segmentação e a programação em tempo real permitem direcionar as mensagens para públicos específicos, tornando-as mais relevantes. A mídia DOOH também possibilita a interação com o público e a mensuração precisa do impacto da campanha”.

Ficou claro que a tecnologia de mídia 3D em painéis de LED é um tipo mídia DOOH, certo? Assim você já tem alguns fundamentos básicos do que precisará pesquisar e buscar na hora de planejar uma ação grandiosa como essa.

Agora, aproveite também para ficar por dentro das tendências das aplicações do LED na comunicação visual – é só clicar aqui!

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