Entre os desafios da sublimação, Pedro Henrique Oliveira, professor de sublimação da PhD Sublimação, chama atenção para o fato de as incertezas do início do negócio levarem a decisões precipitadas, que, muitas vezes, são tomadas pela emoção: “hoje, graças aos canais de comunicação, como a internet, podemos nos aprofundar bem no assunto antes de entrar de cabeça em qualquer segmento”.
O especialista ainda chama atenção para as burocracias jurídicas relacionadas à abertura de uma empresa, que geram grandes desafios da sublimação: “não é fácil constituir e manter uma empresa no Brasil, porém, como ótimos empreendedores que somos por natureza, seguimos em frente com os sonhos”.
Vantagens e limitações da sublimação
A sublimação é um processo que tem muitas vantagens, mas também algumas limitações. “Entre as vantagens, está a infinidade de cores que podemos atingir em um substrato. Acho incrível que é possível ter uma camiseta pronta em alguns minutos, basta pesquisar imagens em bancos online, por exemplo”, afirma Oliveira.
Por outro lado, ele chama atenção para alguns pré-requisitos que geram desafios da sublimação. O substrato, por exemplo, precisa ser composto de poliéster para que o resultado final fique bom. E isso vale tanto para o segmento têxtil quanto para os demais: “para outros substratos, a regra permanece. Em uma caneca, azulejo ou uma pedra, por exemplo, bastante utilizados no nicho de presentes e de brindes personalizados, é necessário que eles possuam uma camada de poliéster. Ou, como se diz por aí, uma resina“.
Dessa forma, antes de sair aplicando a estampa, é preciso garantir que o substrato tenha a base de poliéster. Caso contrário, haverá um grande desperdício de tempo, insumos e dinheiro.
Por fim, Oliveira recomenda: “tenha foco, seja cauteloso em suas decisões, mas não se deixe vencer pelo medo. Como diz o poeta, ‘de tanto não parar, a gente chega lá'”.