A sublimação é uma técnica que oferece grande potencial para atender a um vasto mercado. Mas, para isso, é preciso ficar atento a alguns gargalos financeiros que podem prejudicar o sucesso do negócio.

Hoje, manter empresas lucrativas não é uma tarefa tão simples. E negócios no ramo da sublimação não são diferentes. Afinal, este é um setor que apresenta grande competitividade e fácil entrada, o que demanda das empresas o desenvolvimento constante de diferenciação e de estratégias para tornar sua operação mais custo-eficiente.

Sabemos que muitas pessoas buscam a sublimação como solução profissional e financeira, mas cometem erros quando começam no mercado sem nenhum tipo de conhecimento, o que pode gerar custos desnecessários e alguns prejuízos.

Para ajudar a evitar este cenário, o professor e diretor da Escola Phd de Impressão e da Estamparia do Futuro, P. H. Oliveira, vem nos chamar atenção para a importância de buscar conhecimento e informação antes de começar a investir e empreender neste ramo.

A seguir, confira as dicas do especialista para evitar gargalos financeiros que comumente prejudicam os lucros de quem trabalha com sublimação.

Quais são os principais gargalos financeiros na sublimação?

O professor P. H. Oliveira começa explicando alguns dos problemas comuns especialmente para quem está ingressando neste mercado.

“Levando em consideração o nosso público-alvo, que geralmente está empreendendo por ter uma necessidade de urgência, como desemprego, busca de uma renda extra ou, até mesmo, insatisfação profissional, acredito que o primeiro desafio é na compra de equipamentos. E isso agrava-se em muitos casos pela necessidade de retorno em um curto prazo”, afirma P. H.

Para ilustrar esse tipo de gargalo, o especialista complementa trazendo um exemplo.

“Houve ocasião em que chegaram para mim pessoas que precisavam pagar equipamentos, já com os trabalhos realizados nele, o que seria perfeito. Entretanto, sabemos que existem outros fatores para que isso ocorra, como aprender o manuseio, criar as primeiras peças de marketing, saber precificar e outros pequenos desafios que levam tempo para dominar.”

Para o especialista, outras questões podem constituir gargalos mais pontuais nos negócios de sublimação.

“Insumos como tintas e papéis, geralmente não são um grande problema, e o consumo de energia varia de acordo com a produção, assim, quando aumenta um pouco o valor da energia elétrica, geralmente é consequência de um aumento de vendas e de faturamento”, explica.

Como identificar esses gargalos nas empresas?

Nem sempre o empreendedor tem claro o que está motivando seus problemas de caixa e desperdícios. Por isso, é preciso assumir uma postura proativa visando detectar esse tipo de gargalo em seu negócio.

O professor P. H. Oliveira recomenda algumas práticas para ajudar neste momento.

“Uma pesquisa seria a melhor forma de começar a entender o novo desafio. Outra coisa muito importante é saber onde se quer chegar com esse trabalho, quanto precisa de pró-labore, por exemplo, é uma etapa que muitos empreendedores pulam ou até mesmo desconhecem a importância.”

Como resolver os principais gargalos, evitando desperdício de dinheiro e de recursos?

Para ter uma operação rentável, é importante sempre ter o planejamento como pilar. Conhecer bem seu cliente, mercado e as melhores técnicas de trabalho ajudará no desenvolvimento de um negócio mais eficiente e lucrativo, minimizando pontos de desperdícios e problemas que geram gargalos financeiros.

O professor da Escola Phd de Impressão, compartilha algumas dicas para ajudar os empreendedores a vencerem esses desafios.

“Levando em consideração os pontos levantados aqui, posso garantir que é uma boa estratégia começar escolhendo um nicho do mercado que você já está inserido, assim, entenderá o público para o qual deseja vender e isso ajudará bastante nos resultados, foi o que eu fiz no meu início, em 2007. Outro ponto importante é definir os substratos que serão parte do portfólio da empresa. Recomendo sempre começar com poucos itens, pois deve-se atentar que é preciso saber estampar, precificar, calcular o estoque… Assim, quanto mais produtos você trabalha, maior o desafio.”

P. H. Oliveira conclui com outras boas práticas para quem quer construir um negócio de sucesso, sem gargalos financeiros.

“Empreender na sublimação é muito mais do que saber estampar, é ter uma empresa, um negócio. Sendo assim, busque saber um pouco sobre cada assunto, como Finanças, Marketing, Relacionamento com clientes. Fique atento às leis vigentes e, sempre que possível, veja o que está acontecendo no mundo da impressão, acompanhando o portal de conteúdo da FuturePrint e os conteúdos gerados pela Escola Phd de Impressão, junto com o projeto Estamparia do Futuro”, finaliza.

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