Em meio a um mundo cada vez mais carregado de propaganda em ambientes online e offline, distribuída em peças de comunicação impressa, eletrônica e digital, a criação e o desenvolvimento de um projeto de comunicação visual tem de ser bem pensado e o mais preciso possível para impactar adequadamente o público.

O diretor de Imagem da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), Allyson Reis reforça que, quanto mais clara e objetiva for a comunicação, mais fácil será o sucesso da ação em que ela está envolvida, Já que existe uma clara competição entre as inúmeras comunicações visuais que as pessoas recebem em um único dia, principalmente em uma grande cidade, o que pode dificultar a absorção das mensagens. Por consequência, nem todas atingirão o seu objetivo. “A que vai ficar é aquela mais clara, a mais consistente”, avalia. “Então, em primeiro lugar, é preciso ter muito definido qual a mensagem que você quer passar.”

Depois de definir a mensagem, é preciso entender muito bem o seu público porque, dependendo dele, você vai definir que elementos e materiais utilizará no projeto. “No mercado a gente tem de tudo, você anda por uma avenida e vê de tudo. Então, é preciso ter bom senso, pois o excesso de informação não vai comunicar. O importante é a sutileza”, garante o diretor da Abedesign.

O amplo acesso às mídias sociais e o costume recém-adquirido de comunicar-se em poucos caracteres têm levado o público que está cada vez mais acostumado à tecnologia, a não ter muito tempo para ler peças como banner, faixa e adesivo. Segundo o especialista, Facebook, WhatsApp e Instagram são ferramentas que tiraram nossa paciência para ler. Então precisa ser direto, mas sem perder o conteúdo.

“A comunicação visual não vai ter música, som, cheiro ou outras sensações. É só o visual, o que a torna ainda mais complexa para construir algo claro, para construir o que realmente quer contar. Então, é preciso entender muito bem a ação, precisa ter um diagnóstico perfeito do que e para quem vai se comunicar”, pondera Reis ao observar um dos papéis do design: entender o contexto da comunicação para que ela tenha o efeito desejado.

Quer conhecer mais dicas? Faça agora o download do Guia de Comunicação Visual e saiba como deixar seu projeto ainda melhor.

guia_mini2

Serigrafia_Como defender a comunicação visual