Que toda empresa passa por dificuldades, sobretudo em momentos de crise, todo mundo sabe, mas você sabia que as dificuldades enfrentadas por uma gráfica costumam ser um pouco diferentes das encontradas no mercado em geral?

De prazo de entrega a manutenção do maquinário, são muitos os fatores e as variáveis que podem impactar no crescimento de empresas do setor. Confira, portanto, 7 dos principais problemas que uma empresa gráfica enfrenta no seu dia a dia e saiba o que fazer para superá-las.

1 – Fluxo de caixa

A primeira das dificuldades que uma gráfica encontra é algo bem comum em todas as empresas, independentemente do setor. Afinal, o cuidado para manter um fluxo de caixa saudável é fundamental para que os problemas relacionados às finanças do negócio não virem uma bola de neve.

Certifique-se, então, se a sua gráfica possui as contas a pagar e a receber em planilhas. Sua equipe comercial também deve estar sempre ciente desses números para não causar mais problemas, maneirando nos prazos concedidos aos clientes e negociando conforme o seu fôlego financeiro. Fluxo de caixa saudável é um exercício constante!

2 – Gestão de equipe

A gestão da equipe também não é uma dificuldade específica das gráficas, mas influencia totalmente no andamento da empresa. Manter uma equipe focada no trabalho, portanto, de olho nas metas, nos processos e na satisfação do cliente é essencial para encantar quem contrata os seus serviços.

Sem um bom líder, as equipes desfocam do objetivo de entregar com excelência, abrindo espaço para o surgimento de problemas graves. Mantenha sempre a conversa em dia com a sua equipe, deixando claro o que você espera dela e, principalmente, quais as expectativas dos clientes da sua empresa.

3 – Bom atendimento

Com a gestão da equipe bem conduzida, a questão do bom atendimento é uma consequência. Para isso, garanta que o seu time esteja tratando seus clientes da melhor maneira possível.

Para isso, sua equipe de atendimento deve estar sempre preocupada com a fidelidade dos compradores em relação à gráfica, se os materiais estão sendo entregues no prazo e se a qualidade dos acabamentos está satisfatória. Além disso, deve reportar qualquer tipo de dificuldade.

Um bom atendimento é uma questão de postura, e é sua função como gestor cobrar quem lida diretamente com os clientes.

4 – Prazo de entrega

Um bom prazo de entrega de uma empresa gráfica é aquele que surpreende. Correr para entregar no prazo, com certeza, já é uma preocupação constante da sua gráfica, mas já imaginou ter como meta entregar antes da data prometida?

Como o período de entrega é sempre negociável com o cliente, tente acordar uma data que você consiga superar. Isso dará a você a possibilidade de surpreender caso tudo ocorra conforme o previsto.

5 – Manutenção de maquinário

No dia a dia das produções, fazer com que a manutenção de uma impressora fique para depois é uma tentação grande, afinal, máquina ociosa é sinônimo de dinheiro perdido. Mas Gilson Cardoso, consultor do SENAI, aponta os riscos da prática de deixar para depois.

“O perigo de uma máquina quebrar é muito mais prejudicial do que um único dia em que ela ficará parada para manutenção. Não vale o risco. O ideal é que a sua empresa se organize para que as manutenções regulares aconteçam em períodos de baixa demanda, que varia conforme o tipo de cliente que a sua gráfica costuma atender”, orienta.

“Uma peça pode demorar dias e até semanas para chegar, visto que o maquinário das gráficas, normalmente, é importado. Não vale a pena correr o risco de deixar a manutenção para depois”, ressalta o especialista.

6 – Qualidade no serviço

Embora seja preocupação constante de uma gráfica, as dificuldades que surgem até a entrega de um serviço de qualidade são bastante comuns, pois na corrida para entregar a tempo, algum processo que, idealmente, levaria mais tempo – como a secagem da tinta ou a colagem de páginas de um catálogo em lombada quadrada, por exemplo – pode ser acelerado.

Por isso, vale lembrar: não arrisque a entrega de um produto com qualidade inferior somente por conta do prazo – converse com seu cliente para que as coisas fiquem 100% ao invés de entregar algo problemático que fará com que você perca a preferência dele para sempre.

7 – Alta concorrência

No mercado de hoje, a concorrência é cada vez mais forte. Mas não se desespere – o segredo para combater a concorrência é encontrar um nicho ou um serviço em que você é realmente muito bom e usar isso como diferencial competitivo.

Quer saber mais sobre como enfrentar as dificuldades comuns do setor gráfico? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo    e fique por dentro das melhores estratégias do mercado.