Uma coisa não muda quando o assunto são as feiras de negócios: o empenho da maioria das marcas expositoras em aumentar seus índices de vendas. Apesar disso, com tanta gente reunida em um só lugar, subestimar o potencial que eventos desse tipo têm de ampliar a sua rede de contatos para garantir bons negócios no futuro pode custar caro.
Feiras são uma das melhores oportunidades de networking que existem, por isso, se você não tiver a intenção de aproveitá-las também nesse sentido, vai deixar passar, certamente, a chance de ver o seu negócio prosperar.
Portanto, confira, a seguir, o que fazer para melhorar as suas habilidades de networking em feiras destinadas ao setor de comunicação visual.
Faça novos amigos
Como dito anteriormente, as feiras de negócio podem ajudar a criar novas conexões de forma eficaz. Por isso, quando você estiver expondo em uma feira, não fique parado esperando o cliente entrar – converse ativamente com todos que apresentarem o mínimo de interesse no seu estande, puxando assunto. Além disso, ao perceber que um cliente abordado não fechará a venda ali, no momento, não desista dele. Continue conversando – pergunte sobre amenidades, vida pessoal, opiniões sobre assuntos em voga.
Essa é a melhor estratégia para se relacionar com as pessoas, conquistar sua atenção e ser lembrado no futuro com bons olhos, potencializando uma possibilidade de venda.
Se a feira que você for participar oferecer palestras ou workshops, reserve um tempo extra para participar e não sente ao lado de pessoas que você já conhece. Vá alternando suas posições no auditório. Você terá de sair um pouco da sua zona de conforto: quebre a tendência de ficar sentado sempre no mesmo lugar nesses eventos, lembre-se que, normalmente, não há nenhum assento reservado. Mova-se durante o dia e, claro, puxe conversa sutilmente, sempre que pertinente.
O ideal é parar de somente sorrir e balançar a cabeça para os estranhos. Ao dizer alguma coisa, como “Olá! Meu nome é…”, estendendo a mão para um cumprimento, a outra pessoa, automaticamente, fará o mesmo. E sempre peça pelo cartão de visitas de quem você acabou de conhecer – uma dica interessante é anotar, no verso do cartão, a data e onde se encontraram. Assim, no futuro, fica mais fácil lembrar do que puxar pela memória.
Conheça os expositores
Feiras são eventos nos quais você acaba conhecendo centenas de pessoas sendo um expositor. Mas não se esqueça de se misturar e conhecer os outros expositores também. Todos estão ali para gerar novos negócios e contatos, assim como você. Muitas vezes, grandes parcerias são fechadas por meio de outros expositores, e não através, necessariamente, do público que comparece ao evento. Isso porque nem todos que estão ali são seus concorrentes.
Reserve um tempo durante a feira para conhecer os outros expositores, deixar o cartão de visitas e coletar seus materiais de marketing. É com essas pessoas que você poderá fazer contato logo após o evento, é perguntando a opinião delas em relação à feira para “quebrar o gelo”.
Faça sua voz ser ouvida
Caso a feira tenha workshops, se voluntarie para falar em algum deles. Se apresentar em uma feira de negócios é uma maneira incrível de atrair a atenção para a sua empresa e área de atuação. Mas para conseguir essa oportunidade, você vai precisar se planejar com antecedência, junto aos organizadores do evento.
O planejamento, normalmente, começa um ano antes. Certifique-se de se apresentar para a pessoa responsável pelas palestras e deixe clara a sua vontade de falar no próximo ano. Iniciando um contato com a pessoa hoje, você garante a sua apresentação no futuro.
Não perca o momento do networking
Se a feira em que você estiver expondo tiver reservado um horário específico para networking, não o perca! Isso é fundamental para fazer o contato inicial com pessoas que você não conhece. O investimento de estar presente se paga, várias vezes, só pelas oportunidades de negócio que possam surgir desses encontros.
Não olhe para esses eventos como uma chance de fechar negócio, mas, sim, como uma forma de dar o primeiro passo em uma longa e lucrativa parceria para ambos os lados. E lembre-se: é mais importante ouvir o máximo que puder sobre a pessoa que você está conhecendo do que tentar falar sobre a sua empresa.
“Todas essas dicas não valem nada se você não fizer um follow-up ativo depois de a feira terminar. Reserve tempo na sua agenda para fazer ligações, agendar um almoço ou, simplesmente, trocar alguns e-mails com pessoas que você conheceu por lá”, explica Joice Melo, diretora geral da Infinity Promoções e Eventos.
“O LinkedIn também é uma outra forma de fazer isso, iniciando a conversa pela rede social. Envie um convite, lembrando sempre de personalizar a mensagem, dizendo onde vocês se conheceram”, sugere a especialista em eventos.
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