O que uma empresa da área de comunicação visual, como uma gráfica, estamparia têxtil ou um birô de impressão, deve fazer para permanecer por tanto tempo com as portas abertas?
Tipo de gestão, os produtos comercializados, a tendência do mercado e, até mesmo, a localização podem influenciar no sucesso a longo prazo de uma atividade comercial. Bons estabelecimentos costumam valorizar alguns aspectos que ajudam a influenciar na satisfação dos clientes e, consequentemente, no sucesso do negócio.
São eles:
- Estar sempre atento às novas demandas do setor;
- Observar sempre o comportamento do cliente e dos concorrentes;
- Oferecer, sempre que possível, serviços ou produtos complementares aos seus;
- Estar presentes nas redes sociais e manter contato constante com o cliente em diferentes canais;
- Moldar-se às exigências do mercado moderno;
- Trabalhar sempre com bons fornecedores de comunicação visual;
- Não deixar a qualidade do serviço e do atendimento cair;
- Planejar para expandir ou controlar suas atividades em determinados ambientes.
Segundo Peter Drucker, uma empresa tem, basicamente, duas funções: “marketing e inovação”. Portanto, quando uma empresa para de inovar, ou não consegue mais inovar e acompanhar o ritmo das mudanças do mercado, está fadada ao fim.
Como transformar longevidade em oportunidades?
A longevidade de uma empresa de comunicação visual pode ser sinônimo de sucesso de público e de renda. Afinal, só consegue manter as portas abertas por muito tempo quem é referência no que faz. O estabelecimento deve, portanto, explorar as vantagens de estar há tempos no mercado, focando em conceitos básicos, como tradição, experiência e satisfação do cliente. A partir daí, é só colocar em prática tudo o que você fez durante todos os anos de atividade profissional para repetir o sucesso do seu negócio – sem deixar de lado a necessidade de se adaptar às novas tendências do mercado.