Para que uma estratégia funcione ela precisa ter dono, é o que afirma o professor de Marketing Estratégico, Marcas e Produtos e Pesquisa de Marketing do curso de pós-graduação e MBA da ESPM, Sydney Manzione. “Se você quer aumentar as vendas em 10% por meio da comunicação efetiva”, por exemplo, “é necessário fazer um site de comunicação até março custando R$ 5.000,00 sob responsabilidade do Rafael”.

Atualmente, campanhas online têm crescido muito e rapidamente, afinal anúncios em canais de televisão, jornais e revistas custam muito e nem todas as empresas podem pagar por isso. “O on line é mais barato, mensurável, direcional e tem target mais definido”, explica Manzione.

Entretanto desenvolvimento de sites, fanpages no Facebook e Instagram ou no Linkedin não são brincadeira. “Nada de chamar o ‘sobrinho’ para fazer, isso requer estratégia. O online pode te levar ao céu em semanas, mas ao inferno em horas, por uma piada de mal gosto ou uma campanha malfeita”. Para que esse tipo de campanha funcione é preciso identificar:

  1. Qual seu objetivo?
  2. Quanto tenho de dinheiro? Afinal, campanhas online, mesmo em redes sociais são pagas;
  3. Qual sua capacidade de gerenciar?
  4. Qual melhor mídia? Facebook pode funcionar para sua empresa e seu público, mas o Linkedin não, ou vice-versa;
  5. Saiba quem é o seu cliente;
  6. Entenda o que ele quer;
  7. O que você vende para ele?
  8. Defina quem é você.

Vale lembrar que é possível realizar outras ações para melhorar o marketing e a comunicação da sua empresa: ligue para ela e verifique como seus funcionários atendem, se estão preparados para passar informações e como fazem isso. Organize promoções de vendas, que vão além de “simplesmente” reduzir seus preços.