Adotar boas práticas de gestão de pessoas é uma estratégia crucial para influenciar positivamente no clima organizacional, no engajamento dos funcionários e para ajudar a minimizar as taxas de turnover. A preocupação com esse indicador é fundamental para os resultados do negócio, afinal, perder colaboradores-chave é sinônimo de perder talentos, conhecimento e experiência para a concorrência. Além disso, a taxa acarreta custos com encargos e tempo para a adaptação de novos funcionários.

  1. Desenvolver sua liderança, para que ela atue de modo mais empático e proativo e consiga orientar, motivar e inspirar os funcionários;
  2. Ter um bom processo seletivo para fazer contratações com o fit necessário para cada vaga;
  3. Praticar ações de reconhecimento aos seus talentos;
  4. Estabelecer a prática de feedback contínuo – um estudo constatou que essa iniciativa diminui quase 15% das taxas de turnover das empresas;
  5. Estabelecer uma boa política de benefícios e de oportunidades (permitindo, por exemplo, o preenchimento de vagas por meio de recrutamento interno);
  6. Ouvir sua equipe: em torno de 80% dos participantes de um levantamento afirmaram ser crucial para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias.