A gestão de custos exerce impacto direto na precificação e não pode ser deixada de lado em hipótese alguma, afinal, ninguém quer operar um negócio “no vermelho”. Portanto, é preciso mapear corretamente os custos, considerar, inclusive, as despesas pequenas que podem passar despercebidas, mas que a médio e longo prazo influenciam consideravelmente nos resultados do negócio.

Para não competir apenas pelo preço, também é importante alinhar sua estratégia de precificação aos benefícios que seu produto ou serviço entrega. Assim, a definição dos preços refletirá o valor fornecido e não apenas seus custos. Na hora de fazer a composição dos novos preços, também é fundamental levar em consideração os seguintes fatores:

CUSTO DO PRODUTO (PREÇO MÍNIMO)

Felipe dos Anjos Chiconato, consultor do Sebrae SP, explica primeiramente, é importante considerar quanto a fabricação ou prestação do serviço realmente custa à empresa e, com isso, estabelecer seu preço mínimo. “A conta começa com um olhar interno. A fórmula para se chegar a esse preço mínimo é: Custo variável / (100% – % despesas de venda – % margem de contribuição desejada)”

VALOR AGREGADO

Como vimos, essa variável serve, inclusive, como fator argumentativo para o reajuste de preços. É essencial, portanto, determinar qual valor determinado produto ou serviço tem para o consumidor e mapear quanto ele atende às necessidades de quem o adquire ou contrata, evidenciando a relação custo-benefício como atrativa e vantajosa ao cliente.

PÚBLICO-ALVO

Realizar pesquisas de mercado e avaliar constantemente o cenário econômico são estratégias essenciais para manter o seu negócio sempre alinhado ao perfil do consumidor. Conhecer esse perfil também ajudará a determinar a melhor estratégia de comunicação para o momento do reajuste de preços.

CONCORRÊNCIA

Conhecer os preços da concorrência é importante para entender a melhor forma de se posicionar no mercado e agregar diferenciais competitivos que justifiquem eventuais valores cobrados a mais. No entanto, lembre-se de que a concorrência funciona como uma referência comparativa, não basta copiar os valores praticados, já que os custos do negócio, entre outras variáveis, serão diferentes.

FERRAMENTAS

Além dos passos elencados anteriormente, é possível fazer uso de ferramentas que facilitem o processo de composição e reajuste de preços, tais como, por exemplo, planilhas disponibilizadas no Portal do Sebrae, pesquisas de mercado e análises de custos inerentes à produção, comercialização, distribuição e divulgação.