“Uma boa e perfeita impressão depende de uma matriz perfeita”, afirmam os técnicos da Agabê, Donizete Baldin e André Manzatto. E para que isso aconteça é necessário seguir alguns passos que envolvem diversas etapas de preparação, começando por obter um bom caixilho; “seja ele de madeira, alumínio ou metalon”, comenta Baldin. Mas como ter esse caixilho/quadro?
Segundo Manzatto, são necessários três pontos para dimensionar corretamente um quadro:
- primeiro é necessário saber o tamanho do desenho que será feito;
- em seguida devemos identificar qual o tipo de tinta que será usado (tinta UV, à base de água, à base de solvente ou plastisol) e
- definir qual equipamento será utilizado, pois “em alguns deles só cabem um tamanho de quadro”, explica Manzatto.
Os especialistas lembram que é necessário prestar atenção ao do perfil, pois isso interfere no quadro, pois o tensionamento da tela é mais forte e se o perfil não for adequado o quadro empena. “Tem que estar bem esticado”, concordam. Além disso, é necessário usar o rodo correto – preferencialmente aquele que caiba e preencha totalmente o quadro – E para que a tela esteja bem esticada é preciso uma cola que agente a força do rodo, o tensionamento e os solventes. Baldin e Manzatto reforçam que quem busca mais qualidade e detalhes na quadricomia deve usar tecido amarelo nas telas.