A mídia exterior, ou mídia out-of-home (OOH), são equipamentos instalados em espaços urbanos que podem ser vistos a longa distância e pelo maior tempo possível.
Empresas que buscam soluções OOH atuam junto com o grande mercado de mídia que contempla meios como TV, rádio, mídia impressa e internet, para transmitirem uma comunicação e marketing integrados e efetivos.
O OOH Day contou com uma programação dedicada sobre Mídia Exterior no Fórum FuturePrint, uma das atrações do evento que vai de 10 a 13 de Julho de 2024, no Expo Center Norte em São Paulo.
Confira como foi a programação do dia!
Abertura do OOH Day e tendências da mídia exterior
Durante a abertura, Wilson Nogueira Jr., Diretor Executivo da SEPEX SP e Icone OOH deu as boas-vindas ao público, “Sejam muito bem-vindos ao nosso OOH Day, o terceiro consecutivo na FuturePrint.” Segundo o mestre de cerimônias, “somos impactados pelo out-oh-home muitas vezes por dia, mesmo sem perceber.”
Márcio Renê Rocha, Presidente da Icone OOH, divulgou o Fórum Permanente de Estudos de mídia OOH, que terá sua estreia em 22 de agosto de 2024, e tem como objetivo entender as tendências e dores do mercado, e posteriormente apresentar os sentimentos captados e novas soluções para o segmento.
O impacto do OOH em grandes formatos em rodovias
Sergio Rizo, sócio da RS Projetos, trouxe a temática dessa palestra a partir de uma pesquisa realizada pela Icone OOH em maio do ano passado. “Não é uma grande novidade, mas tem um elemento novo que não foi tão discutido ainda”, diz o palestrante.
As mídias OOH de grandes formatos têm o poder de reforçar mensagens de marca, complementando e ampliando o alcance de outras mídias. Elas estão presentes nas rodovias e grandes núcleos urbanos, e devem ser instaladas nos melhores ângulos para obter o maior tempo da audiência.
Segundo o palestrante, uma pesquisa da USP mostrou que 65% percebem a sinalização de trânsito, já a lembrança do OOH tem uma média de lembrança de 68%, segundo o Kantar Ibope Mídia 2023. “Apesar de não terem uma correlação direta, esses dados chamam atenção.”
Considerando que todas as variáveis do engenho, como a dimensão, ângulo e iluminação sejam respeitados, o palestrante estipula que 68% do volume médio diário de carros está sendo impactado pelos grandes OOH.
Com concentração de 20% da população do Brasil e 30% do PIB brasileiro e populações próximas a diversas capitais brasileiras, as cidades do Estado de São Paulo são potenciais fortes centros de divulgação para a mídia OOH. Além disso, o Censo de 2000 aponta que 12% da população da região metropolitana de SP trabalha ou estuda em outra cidade, tornando as principais rodovias entre as cidades grandes meios de comunicação.
Segundo a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, são aproximadamente 64 milhões de veículos por mês, o que equivale a falar com 520 mil pessoas que fazem o mesmo trajeto todos os dias e mais 2 milhões que passam ocasionalmente.
Reforçando que são necessárias novas pesquisas e que o estudo de caso é uma extrapolação, Sergio Rizo compara a mídia OOH com dados da TV aberta brasileira. A Band está em 4º lugar no ranking do Ibope da TV aberta e equivale a 20 painéis bem-posicionados na Região Metropolitana de São Paulo.
Para o pesquisador, é necessário estruturar novas pesquisas e divulgar dados precisos para os anunciantes, com planos bem estruturados de divulgação para concorrer e fortalecer outras mídias de marketing e branding.
O que as agências e anunciantes esperam da Mídia OOH?
Fechando o OOH Day, o painel de debates no segundo dia do Fórum FuturePrint contou com a participação do Paulo Moura, Fundador e CEO da Três Meios; Paulo Omar, Diretor de Relacionamentos da PUB Brasil; Pepê Nascimento, Diretor da PAXmídia; e Rejane Matheus, Fundadora e Sócia da DUOOH – Making out of Home.
Para os palestrantes, a agilidade, imparcialidade e diversidade de formatos são o grande forte da mídia out-of-home. Focando na imparcialidade, a agência ou fornecedor não tem a necessidade de defender um fornecedor ou específico.