Chegamos ao terceiro dia de FuturePrint e, assim como nos dias anteriores, a feira tem surpreendido visitantes e expositores com sua ampla variedade de soluções tecnológicas e oportunidades de negócio para o segmento de impressão digital e comunicação visual. O evento continua até sábado (23) no Expo Center Norte, em São Paulo – SP, e também tem atraído os visitantes com muito conteúdo inspirador e transformador.

Entre as atrações da feira, a programação do terceiro dia foi marcada pela realização do Fórum Acrílico, no Fórum FuturePrint, mostrando as oportunidades e tendências no mercado de acrílico no país, além das palestras sobre o mundo da estamparia digital no Fórum FutureTêxtil e as demonstrações ao vivo nos espaços Serigrafia em Ação e Sublimação em Ação.

Veja alguns dos destaques do terceiro dia da FuturePrint 2022:

FuturePrint reúne ampla variedade de soluções para o segmento

Para quem trabalha no segmento de impressão digital e comunicação visual, a FuturePrint tem as melhores soluções para as necessidades de cada tipo de negócio, desde as pequenas até as grandes empresas. São mais de 600 marcas expositoras trazendo seus portfólios de soluções em máquinas, equipamentos e suprimentos para os mais variados setores desse mercado. Alguns produtos que podem ser encontrados na feira são:

  • Impressoras sublimáticas, UV e solvente;
  • Impressoras 3D;
  • Tintas serigráficas, solventes, eco solventes e aditivos;
  • Impressoras DTG e DTF;
  • Autoadesivos para superfícies rústicas, corrugados, vidros, laminações, entre outros;
  • Linhas de produtos para envelopamento automotivo e decorativo;
  • Chapas de ACM e acrílico;
  • Prensas térmicas;
  • Papéis fotográficos e sublimáticos;
  • Filmes de recorte;
  • Máquinas para corte e laser;
  • Vinil para impressão;
  • Lonas e tecidos;
  • Mídias especiais; e muitas outras soluções para todo tipo de empreendedor do segmento!

Feira surpreende com público qualificado e oportunidades de negócio

A FuturePrint 2022 está, nas palavras de expositores, superando muito as expectativas: recebendo um público amplo, as marcas têm tido a oportunidade única de fortalecer conexões e fechar negócios durante os quatro dias da feira.

A satisfação com o fluxo de visitantes é um dos pontos destacados, inclusive, por marcas que estão expondo pela primeira vez na FuturePrint. Um exemplo é a Brother, que está lançando, no Brasil, uma linha de impressão direta em tecido (DTG) que, também, imprime no processo DTF. Apresentar o lançamento dessa linha ao público-alvo foi a principal motivação da marca para expor no evento, como diz Paulo Akashi, diretor de vendas da empresa. “Aqui está sendo uma vitrine; temos feito muitas atividades para promover [o lançamento], mas nada como mostrar, ao vivo e em cores, em uma feira que conseguiu atrair um movimento muito alto de pessoas”, comenta Akashi. “A feira tem sido um lugar gigantesco para podermos mostrar a ‘cara’ da Brother nesse mercado. E tem sido um sucesso fantástico. Superou demais a expectativa que eu, Paulo, tinha”, acrescenta o diretor.

Outro diferencial do evento que Akashi destaca é o público qualificado que tem visitado o estande. “Eles estão vindo para entender de negócios e como o produto vai aumentar seu leque de opções de venda para os clientes”, ele observa.

A empresa de máquinas de corte Rhino, com sede em Novo Hamburgo – RS, também está expondo pela primeira vez na FuturePrint, lançando na feira sua linha de seccionadora vertical – voltada para profissionais que trabalham com corte e usinagem reta de ACM. Igor Behrend, gerente comercial da empresa, conta que a presença da marca em uma feira como a FuturePrint permite um contato direto com o público-alvo, inclusive com os visitantes que já são clientes. “Eles queriam que estivéssemos expondo, queriam ver a máquina rodando em uma feira, eles gostam muito”, comenta Behrend.

“Está muito legal, com venda rolando, muito networking, a galera está vindo conhecer a empresa, e muitos clientes nossos, que são de longe, estão tendo a oportunidade de nos conhecer de perto”, ele acrescenta.

FuturePrint 2022 mostra a versatilidade de tecnologias de impressão digital

Entre as novidades dos estandes, o visitante pode encontrar as tecnologias mais modernas de impressão. Na FuturePrint, o público tem acesso a condições diferenciadas de compra de máquinas que utilizam tecnologias como a UV, encontrando impressoras compatíveis com os mais variados tipos de substratos – inclusive os rígidos e de maior espessura. 

Com a aplicação de tecnologia de ponta, essas máquinas podem até mesmo realizar diferentes acabamentos em verniz e imprimir em Braille. “Estamos tendo muita procura aqui [na feira] para impressão de letreiro para leitura em Braille”, comenta Evelin Wanke, diretora de vendas da Epson, cuja linha de impressão UV está entre os destaques do portfólio que a marca trouxe para a FuturePrint.

A diretora afirma que as expectativas com a feira estão sendo superadas desde a abertura do evento. “Estamos recebendo um público muito qualificado, e tivemos fechamento [de venda] de máquinas já no primeiro dia”, afirma. “O que impressionou foi que conseguimos vender o mix de produtos que estão expostos aqui”, ela complementa. “Isso mostra que o público é bem diversificado. A feira consegue atingir diversos segmentos com sua comunicação, então estamos bem contentes com essa diversidade do público que está vindo para cá”, conclui Wanke.

Outro diferencial da feira citado pela diretora de vendas da Epson é a ampla conexão entre os visitantes e expositores. “Além de promover novas tecnologias, conseguimos fazer networking, parcerias de negócio, reatando contatos com o mercado, descobrindo o que há de novidades. É o momento de estarmos todos conectados e aprendendo um com o outro”, conclui.

A FuturePrint também está expondo produtos de marcas internacionais que têm expandido, recentemente, seus negócios no Brasil. Um exemplo é a Amica Systems, empresa multinacional que fornece soluções tecnológicas para impressão digital a jato de tinta para aplicações industriais. A marca abriu, este ano, sede em Jundiaí – SP. “A feira está nos surpreendendo com bastante visitação e muitas negociações em andamento”, afirma Seido Nakanishi, diretor geral da Amica Systems no Brasil.

Esse fluxo de pessoas, como comenta o diretor, tem sido motivado pelas transformações no mercado, que geram no público um interesse maior por soluções ainda mais eficientes e produtivas. “O mercado evoluiu, e muitas empresas estão ávidas por buscar aumentar a produtividade”, destaca Nakanishi. “Estamos oferecendo o que acreditamos que o mercado precisa”, complementa.

Campeonato de envelopamento reúne apaixonados pelo ramo

As possibilidades de interação que o público encontra na FuturePrint são muitas; o visitante pode, até mesmo, assistir ou participar de competições de envelopamento ao vivo! A 3ª edição do campeonato Decor Wrapping Brazil, da Imprimax, é um desses atrativos para os profissionais da área de envelopamento para comunicação visual. Ao longo da feira, 16 duplas inscritas de profissionais estão passando por etapas temáticas até a final, que acontece neste sábado (23). Além deste campeonato, também acontecem na FuturePrint 2022 as competições Quebrando Recorde (com enfoque em envelopamento de carros) e a Fast Wrap (de envelopamento de tanques de moto ou frigobares).

Os visitantes que têm interesse nesse ramo podem, ainda, conferir o envelopamento ao vivo realizado pela Mimaki e Alltak, com horários para cada tipo de ambiente – da decoração de quartos até o envelopamento automotivo e de lojas.

Competições de envelopamento acontecem na FuturePrint 2022

Tendências e oportunidades no mercado do acrílico são destaque no terceiro dia do Fórum FuturePrint

O mercado da comunicação visual tem inúmeras possibilidades de negócio, e o acrílico é um dos setores nos quais o empreendedor pode investir. No Fórum FuturePrint desta sexta (22), o público assistiu a uma tarde de palestras sobre as tendências e oportunidades do acrílico com profissionais renomados do mercado.

Após abrir o fórum, o consultor-executivo do Instituto Latino-Americano do Acrílico (Ilac), João Orlando Vian, falou aos visitantes sobre a função do acrílico na economia circular da pós-pandemia, mencionando que o mercado de comunicação visual é responsável por 60% do consumo do acrílico no país. “Há cerca de 8 anos o mercado está muito estável. Houve um crescimento por conta da pandemia para a produção de barreiras de separação, mas, no geral, o mercado apresenta estabilidade”, observa Vian. “A redução do número de lojas físicas é uma realidade diante do aumento das vendas on-line. Por outro lado, o mercado apresenta um crescimento na utilização de móveis corporativos em acrílico. Estes fatores reunidos fazem com que o setor se mantenha estável”, afirma o consultor-executivo.

Além da palestra de Vian, o Fórum Acrílico recebeu outros especialistas e empreendedores do mercado que trouxeram mais informações sobre as técnicas, aplicações e estratégias de venda na área:

  • O consultor técnico da Workspecial Máquinas Laser, Luan Rodrigues Martins, falou sobre o papel do corte a laser na comunicação visual
  • Jackson Schneider Antunes, engenheiro de aplicações da JR Laser Technology, falou sobre o processamento de acrílico com equipamento laser;
  • Rodrigo Sanches, consultor de marketing digital do Ilac e proprietário da Ágora Marketing Digital trouxe as melhores práticas para vender peças acrílicas na web e marketplaces; e 
  • Ralf Sebold, Fundador & CEO da Bold, trouxe ao público dicas para vender soluções lucrativas em acrílico.

A tarde de palestras do Fórum FuturePrint foi fechada com as apresentações de PH Oliveira, professor e diretor da Escola PhD de Impressão, com a atração “Aumente suas vendas com as Redes Sociais – Campanhas Patrocinadas”, e do empreendedor Marksuel Carlos, da Open Comunicações, com a atração “Como engajar a equipe na comunicação visual”.

Fórum FutureTêxtil aborda uso das tecnologias DTG e DTF e outras técnicas da estamparia digital

O Fórum FutureTêxtil continuou sua programação, no terceiro dia da FuturePrint, com a participação de profissionais especialistas no setor de impressão digital têxtil compartilhando suas percepções e dicas técnicas para o fortalecimento do mercado da estamparia digital.

Uma das tecnologias que têm ganhado destaque no setor é a impressão DTG (sigla de “direct to garment“, ou seja, impressão em tecido) e, também, a “direct to film” (DTF). O uso desses dois tipos de impressão foi o tema central da palestra “Direct to Film x DTG – Desafios e Técnicas”dos empresários Victor Neto (Stamp Ideias) e Cláudio Silva (Camisetas Rápido). Na oportunidade, eles falaram mais sobre as duas tecnologias a partir da experiência de ambos na área, comentando também sobre as vantagens e aplicações das impressões DTG e DTF. Os palestrantes compartilharam, ainda, suas orientações sobre quais caminhos seguir ao adquirir equipamentos para esses tipos de impressão.

Palestra sobre impressão DTF e DTG com Victor Neto e Claudio Silva, no Fórum FutureTêxtil, na FuturePrint 2022

O visitante Fabio Cascales, empreendedor no ramo de moda, demonstrou interesse pela palestra de Victor Neto e Cláudio Silva pela atualidade das tecnologias abordadas pelos palestrantes. Essa busca por mais informações sobre os processos mais modernos do mercado foi o que o motivou a visitar pela primeira vez a feira presencial, depois de ter acompanhado a edição digital da FuturePrint em 2021. “Vim para conhecer novas tecnologias de impressão e novas formas de estampar”, afirma o empreendedor, que cita a variedade de soluções como um dos principais destaques da feira. “Há uma grande quantidade de opções, muito portfólio de empresas”, comenta.

No terceiro dia do Fórum FuturePrint, o espaço destinado à atração recebeu, ainda, o diretor técnico da ArtZone Arte & Tecnologia, Herculano Ferreira, que trouxe um conteúdo rico e informativo sobre o pré e pós-tratamento de tecidos para as diferentes técnicas de impressão digital. Em seguida, o especialista em gerenciamento de cor da Abigraf, Marcelo Copetti, palestrou sobre o gerenciamento de cores e a economia de tinta na impressão.

A programação do Fórum FutureTêxtil desta sexta (22) contou, ainda, com a apresentação do Papo Têxtil com o tema “Sustentabilidade na Indústria Têxtil (Estamparia e Moda)”, moderado por Herculano Ferreira e com a participação de Andreia Yammine (da Yannick) e Emerson Botero (da Anjos Baby); e a mesa redonda “Boas práticas em capacitação de profissionais para trabalhar em estamparia digital”, com moderação de consultor em processos de impressão Lázaro Ramos, o diretor da Print Cotton Daniel Perez e o gerente comercial da Texperience Eco Factory Frederico Maradeia.

Ainda dá tempo de conferir todas as atrações e soluções trazidas pela FuturePrint! A feira continua até este sábado (23), e o credenciamento é gratuito. Faça agora mesmo sua inscrição online e #VemPraFuturePrint!

Serviço:

FuturePrint 2022

Site da feira: www.feirafutureprint.com.br

Data: de 20 a 23 de julho de 2022  

Horário: De quarta a sexta, das 13h às 20h. Sábado das 10h às 17h.  

Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP

Contato: [email protected]