A FuturePrint, principal encontro da América Latina para os setores de impressão digital têxtil, comunicação visual, serigrafia e sublimação, juntou-se numa parceria ao Instituto Focus Têxtil, braço social e sustentável da Focus Têxtil, e à Brother, multinacional japonesa centenária com forte atuação nos segmentos de impressão, costura e bordado, para a formação e capacitação inédita em design de estampas. A parceria rendeu um projeto inovador de capacitação em design de estampas.

Nascido em 2013, o Instituto Focus Têxtil é o braço de sustentabilidade e responsabilidade social da Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina.

“Por meio dos nossos seis projetos de conscientização, capacitação e desenvolvimento social, temos como missão incentivar a sustentabilidade em toda a cadeia e estimular o empreendedorismo”, explica Beatriz Pimentel, coordenadora de Projetos e Novos Negócios do Instituto Focus Têxtil.

O projeto desenvolvido por meio da parceria, chamado “Estampa (Re)Estampa”, promove a importância da sustentabilidade, com foco nas técnicas modernas de estamparia, reforçando também o aspecto de upcycling na moda.   

“Temos um contato há quase 2 anos com o Instituto Focus Têxtil e quando eles nos apresentaram o projeto “Estampa (Re)Estampa” foi o macth perfeito!”, conta Ariane Miyazaki, Coordenadora de Comunicação da Brother no Brasil.

Upcycling: criatividade como chave para moda circular

Cada vez mais presente no mundo da moda, a sustentabilidade é um forte pilar, que ao longo dos últimos anos vem se consolidando em todas as etapas do processo de produção, desde a concepção até a distribuição e as peças de roupas que chegam nas mãos do consumidor final – este, também cada vez mais exigente e preocupado com os impactos ambientais do seu consumo.

Pensando em soluções que englobam este pilar, a formação do Projeto Estampa (Re)Estampa buscou no upcycling uma solução criativa, que prova que é possível produzir de maneira sustentável. “O nosso foco está em reutilizar resíduos que seriam descartados de forma a estimular a economia circular”, explica Beatriz Pimentel, e Ariane Myiazaki complementa, “Reutilizar tecidos que seriam jogados no lixo pode ser o primeiro passo para uma mudança ainda maior nesse mercado”.

Tendência crescente na indústria têxtil, o upcycling é uma técnica que combina criatividade e sustentabilidade, diminuindo a pegada ambiental da produção. Os materiais que, anteriormente seriam descartados, são transformados novos produtos, que se torna únicos, porque carregam a memória original do produto e do processo de transformação. Dessa forma, o upcycling reduz o desperdício e a necessidade de explorar novos recursos naturais.

“Um dos principais valores da Brother Brasil, que faz parte da cultura global da marca, é a sustentabilidade e participar do projeto de capacitação de novos talentos do mercado, mostrando como é importante e fácil desenvolver o upcycling na moda, que é uma técnica que, com criatividade, visa dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material, é uma oportunidade incrível para nós”, explica a Coordenadora de Comunicação da Brother no Brasil.

O projeto de capacitação: sustentabilidade + estamparia

O Projeto Estampa (Re)Estampa ofereceu aulas por meio de dois cursos sequenciais, proporcionando a formação de 20 adultos. O primeiro curso, “Formação em Design de Estampas”, ministrado por Lucius Vilar, que tinha como ementa as melhores técnicas da atualidade no que diz respeito ao universo da estamparia, principalmente a estamparia digital.

Já o segundo curso, “Modelagem”, ministrado por Rita Comparato, ensinava as técnicas para a produção de novos produtos através da estamparia digital.

“Esperamos que, a partir do curso, os alunos se comprometam com um setor responsável enquanto exploram a criatividade e a inovação a partir de técnicas únicas”, conta Pimentel.

As aulas, ministradas no Istituto Europeo di Design (IED), contou com os equipamentos de costura Brother e a impressora têxtil GTX Pro. “Com nossas soluções (de costura, de bordado e de estamparia) ajudamos esses novos profissionais a se desenvolverem profissionalmente, a construírem suas carreiras e a terem consciência de que, sim, cada um deles pode evitar impactos negativos na natureza”, afirma Ariane.

As criações dos alunos do projeto serão finalizadas durante a FuturePrint! Durante a Feira, haverá um laboratório dedicado, no qual os alunos finalizarão suas criações ao vivo. Posteriormente, as peças finais serão exibidas no Focus Fashion Summit, o maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina.  

“O projeto nos deixa muito feliz pois conseguimos mostrar a importância da moda circular e de como é simples colocá-la em prática, além de desenvolver novos profissionais conscientes”, comemora Ariane.

Não perca a oportunidade de conhecer as criações incríveis dos alunos do projeto ‘Estampa (Re)Estampa’! Visite o estande O098 na Feira FuturePrint e inspire-se com moda sustentável e inovação.

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