Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Design de Estampas: Tendências da Temporada e Papel das Raízes Estilizadas

Article-Design de Estampas: Tendências da Temporada e Papel das Raízes Estilizadas

talks futuretextil.jpg
Conheça quais são as tendências em estampas para a próxima temporada e o que os designers de cada região brasileira têm produzido.

Mais uma programação de sucesso durante a Feira FuturePrint é o Talks FutureTêxtil.

Um espaço dedicado para difundir conhecimento nas práticas de estamparia digital têxtil, com a presença de designers de estampas, empreendedores e especialistas do mercado, que trazem as novidades e tendências do mercado para os visitantes.

Isa Taval, do Studio Isa Taval, trouxe uma programação especial sobre a Influência Cultural de cada Região Brasileira nas Estampas de Moda Atual.  Além disso, Ji Ae Um e Loretta Pettinati, da Estampa Trends, apresentaram quais são as tendências de estampas e coloração para 2025/26. Confira a seguir.

Raízes Estilizadas no Design de Estampas

Artista gráfica de Pernambuco, Isa Taval conta que os conceitos de pertencimento, ancestralidade e contar histórias foram os pontos que despertaram sua vontade de unir estampas e cultura.

“Aprender mais sobre a cultura das regiões além da minha fez com que eu ficasse mais próxima das minhas raízes e envolver-me na imensidão cultural do nosso país”, conta Isa.

A artista dividiu uma apresentação contando as características das estampas de cada região do país e compartilhando outras marcas e artistas que produzem com essas características de raízes estilizadas.

Em entrevista ao Canal Digital da Feira FuturePrint, Isa Taval reforça a importância de uma programação com esta temática no evento. “Eu acredito que a feira atende públicos, não só daqui da região Sudeste, eu conversei muito com empresários de outras regiões, principalmente do Nordeste, então acredito que traz essa visão, para eles, que são fornecedores, sobre o que está acontecendo, como a nossa estampa está sendo valorizada”, explica.

Região Norte

Foca na cultura e identidade. As marcas exploram a biodiversidade e a herança indígena, incluindo às florestas e animais, com foco na arte, simbolismo e legado.

Alguns dos artistas são: @yratikuna, @pinknotoshop, @cabidee, @bglbeach

Região Nordeste

Produzem com foco na diversidade cultural. Conta com uma variedade de elementos culturais, como festividades, paisagens e artesanto.

Alguns dos artistas são: @mbconceito, @duas, @rushpraia, @simoneguerra

Região Centro-Oeste

Com predominância na natureza e modernidade, os artistas da região produzem sobre a cultura pantanal e do cerrado, focando na diversidade da natureza.

Alguns dos artistas são: @scarfme, @allegrinho, @usecajoca, @nila.do.cerrado

Região Sudeste

Foco em metropolitanismo e diversidade, esta região tem características de estampas baseadas na vida urbana e diversidade étnica da cultura herdada dos imigrantes.

Alguns dos artistas são: @lojaraymaffei, @calmasaopaulo, @farmrio, @connectribomark

Região Sul

Prezando pela regionalidade e conforto, as estampas dos artistas da região sul resgatam o estilo confortável devido às baixas temperaturas e tem como base a influência europeia, com colorações mais frias e neutras, além de elementos sofisticados.

Alguns dos artistas são: @lunenderoficial, @julianamontemezzalifestyle, @lancaperfume, @intuicao

Para os designers de estampas, Isa Taval também deixou uma dica: “Precisa de muita pesquisa de mercado, porque mesmo a gente tendo um encontro muito forte, muitas cidades às vezes não utilizam dessa cultura. Usam mais inspiração de outros marcos, então a gente tem que fazer muito essa pesquisa de mercado e explorar estampas de outros lugares. Hoje, não trabalho com Nordeste, eu crio estampas para todo Brasil. Eu acho que valem a pena investir em estudo, pesquisa, não ficar só em fonte de Pinterest, mas ler livros, porque a gente tem uma literatura muito boa, que serve como inspiração”, conta.

Tendências em Estampas para a Temporada 2025/26

A Estampa Trends (@estampatrends), empresa desenvolvida pelas criadoras de moda Loretta Pettinati e Ji Ae Um, apresentou a palestra “Design de Estampas - Tendências de Estampas e Coloração para 2025/2026. “Acreditamos que combinar tendências globais com a identidade própria de nossa cultura e o branding da sua marca é a fórmula ideal para se destacar no mercado e alcançar um grande sucesso de vendas”, destacam as criadoras.

Para a construção da metodologia, a empresa desenvolveu um relatório em formato e-book, com doze tendências de curta e média duração, cinco tendências que permanecem e duas tendências de bônus, traduzidas para o mercado brasileiro.

Cada tendência apontada traz uma capa inspiradora, dividida em quatro partes: Aesthetic, Desfiles, Marcas e Pessoas. Nomear a estética é um primeiro passo para facilitar o acesso a visualização de um lifestyle.

Para a próxima temporada, as estampas estarão de volta, com base nas tendências dos desfiles das semanas de Londres, Paris, Nova York, Espanha e Milão, segundo dados do Tag Walk, sendo a Animal Print uma das mais fortes tendências. Outros destaques também estão a dopamine dessing (roupas coloridas que trazem alegria e humor), Giga Flower (florais em diferentes proporções), Boho Botânico (azul marítimo, vermelho e branco) e o Artístico (influências das estampas inspiradas em desenhos com giz pastel ou aquarela).

Talks FutureTextil: um encontro das estampas

Além da programação com Isa Taval, o Talks FutureTextil contou com outras palestras durante todo dia da Feira. Aurelio Marques Rodrigues, da Escola Senai Francisco Matarazzo, palestrou sobre “Pré e Pós-tratamento no processo de estamparia digital”; Marcelo Rodrigues, da Wiprime, falou sobre “O que muda na estamparia digital com o DTF?”; e para finalizar, Mila Sanchez, do Studio Mila Sanchez, realizou uma palestra inspiradora sobre como o marketing digital turbinou sua trajetória como designer de estampas.

Para conferir a programação dos próximos dias do Talks FutureTêxtil, clique aqui!

Se você ainda não realizou seu credenciamento, é muito fácil! Clique aqui para fazer a inscrição gratuita!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar