Em uma das palestras do Fórum FuturePrint desta quarta-feira (10), os visitantes assistiram a uma palestra dedicada à produção de produtos lucrativos com máquina de corte a laser.
Rodrigo Cardoso, da Personalizando Ideias e professor de corte a laser, explicou que o processo de produção é baseado em 4 pontos essenciais.
Primeiro, entender o que de fato produzir, em segundo lugar, como criar arquivos de qualidade utilizando os programas necessários para edição, depois, saber qual material será utilizado para produção e qual funciona para cada necessidade, por fim, garantir que as técnicas de produção e operação de laser estejam adequadas.
Cardoso reforçou que além desses pontos, é muito importante colocar os conhecimentos em prática. “O maior aprendizado será realizar o processo e colocar a mão na massa, é preciso testar e entender os parâmetros de cada máquina e como funciona para cada pessoa”, pontua.
Mais um ponto necessário para a produção desses produtos é a escolha das máquinas, confira a seguir!
O que analisar quando comprar máquinas de corte a laser?
O palestrante explica que apenas a máquina de corte não é suficiente para bons resultados. “A máquina é apenas a ferramenta que te possibilita cortar materiais”, diz.
Outro ponto a ser analisado no momento da compra é a definição do tamanho das peças e do material que será cortado. Dependendo do tipo da máquina, a área útil será reduzida e o trabalho fica limitado.
Além disso, Cardoso aponta que a potência do tubo, o compressor de ar, exaustor e chiller são as partes da máquina que também devem ser analisados para garantir melhores resultados.
Uma dica do palestrante é adquirir máquinas com tamanho de 130×90 e 1000W de potência, que darão uma boa margem de atuação.
E como desenvolver os produtos lucrativos?
Rodrigo Cardoso forneceu dicas valiosas sobre o desenvolvimento dos produtos lucrativos.
O palestrante explicou que é fundamental realizar uma análise de tendências de mercado, preparar produtos personalizados para agregar valor, definir de forma aprofundada o público e escolher produtos com escalabilidade, já que produtos com uma boa margem de contribuição não são necessariamente lucrativos.
Para atingir esses objetivos, Cardoso destaca alguns pontos de gestão de criar confiança e desejo dos clientes:
- Trabalho em redes sociais – aparecer e mostrar seus produtos é muito importante para que os clientes tenham visão dos produtos disponíveis. “As vezes o produto está na sua cabeça, mas o cliente não tem a percepção do que está sendo feito se você não mostra diariamente o que você faz”, explica;
- Atendimento – a padronização por meio de catálogos, mensagens e fotos passa mais credibilidade e economiza seu tempo, “É mais fácil para mostrar seus produtos e não perder tempo fazendo orçamento para uma peça que, de repente, nem está disponível no seu catálogo devido ao tamanho ou alguma especificidade de material”, conta;
- Cumprir o combinado – prazo e qualidade são fundamentais. “O básico bem feito funciona”, diz Cardoso;
- Valor mínimo – definir valor mínimo de atendimento ajuda na estratégia para maior lucratividade. “Se o seu valor mínimo de pedido é R$100,00 reais, explique para seu cliente que quer comprar um produto de R$10,00 que o valor mínimo de peças desse produto é 10, assim você não deixa de atender o cliente e não perde tempo ou dinheiro produzindo apenas uma peça, finaliza.
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