Este é um tema que nunca sai de moda, como trabalhar a redução de custos constante, se estamos tendo inflação de insumos, matérias primas e de serviços?
Nunca foi fácil trabalhar a redução de custo, mas neste último ano ficou ainda mais difícil, por conta da pandemia, da redução de oferta de vários insumos e principalmente da redução das vendas.
Mas existe um caminho para ser percorrido para implementar o processo de redução de custos, e o caminho que sugiro é o seguinte:
1º – Comece pelo menor custo!
Ele tende a ser desnecessário e nós como empreendedores não damos a devida atenção por ele ser um valor baixo mensal, custos de tarifa bancaria, material de copa, papelaria, telecomunicações e assim vai, são custos que dificilmente agregam valor ao cliente e podem gerar uma boa redução.
2º – Pense no impacto da redução!
Quando falamos de redução de custo, não se pode pensar em apenas um mês, precisa ampliar esta visão de tempo, pensar no mínimo anualmente, dependendo de o tipo de redução avaliar até décadas. Pois uma redução de 200 reais mês, no ano torna-se 2400 reais e na década sem correção pela inflação virá 24 mil reais.
3º – Mapeie o processo!
Quando falamos de atividades de possuem processo produtivo, mapear este processo é fundamental para conhecer as etapas que agregam e as que não agregam valor para o cliente, bem como as etapas que podem serem melhoradas para reduzir custos. Isto deve ser constantemente avaliado!!!
4º – Para reduzir terá que investir!
Muitos acham que o processo de redução de custo não tem custo, errado!!!
Precisa Investir tempo, recurso e até mesmo as vezes em tecnologia para tornar este processo mais eficiente, por isso tenha ciência que reduzir custos também é uma forma de investir no seu negócio.
5º – Busque inovar!
Inovação não é só tecnologia, inovação é fazer de maneira diferente o que eu já fazia, é mudar de forma eficiente. Torne isso uma cultura, busque trazer soluções e permitir que sua equipe promova soluções que melhorem o seu desempenho, em outras palavras, saia da zona de conforto e busque a cultura de ser melhor a cada dia não só melhor nas vendas, mas melhor em tudo.
Tenha ciência que a zona de conforto pode matar um negócio, o seu negócio só irá se tornar mais competitivo se ele for provocado, desafiado e colocado a prova.
E para encerrar te relembro, “Custo é igual unha, ele precisa ser cortado sempre, pois ele nunca para de crescer”