Este é um caminho sem volta e segundo o Bill Gates: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.

75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação. Além disso, a pesquisa também mostrou que metade dos usuários da rede social seguem ao menos um negócio.

Siga o passo a passo abaixo e inicie hoje mesmo as suas vendas:

1. Perfil comercial

Caso você tenha um perfil pessoal é possível alterar o tipo e transformar a sua conta para comercial.

A conta de negócios oferece mais recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link no stories.

Para isso você deve criar uma fanpage no Facebook e vincular com o seu Instagram. Não é possível criar uma conta de negócios sem a Fanpage.

2. BIO, biografia ou descrição

A descrição deve contar para o seu cliente o que você faz e como pode ajudá-lo. A apresentação do seu negócio deve ser pensada com a finalidade de conversar com seu público, fazendo-os decidir se vão ou não seguir o perfil e clicar na sua página.

3. Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma ferramenta onde você pode cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá.

4. Ofereça conteúdos de valor para seu público

Não adianta criar um perfil e não produzir nenhum tipo de conteúdo, porque as pessoas vão deixar de acompanhar suas postagens.

Vídeo

Publique vídeos com regularidade, de preferência com conteúdo que facilitarão a vida da sua audiência. 85% de todo conteúdo consumido na internet são vídeos.

5. Stories

Com mais de 300 milhões de usuários e crescendo, vem sendo constantemente usado por empresas em estratégias de como vender no Instagram.

6. Mensagem por direct

O direct, além de te permitir conversar com seus clientes, permite o envio de links. Assim, você pode gerar um link de pagamento na sua plataforma para o produto que o cliente deseja e enviar pelo Instagram.

7. Hashtags

Utilize palavras pertinentes ao seu negócio para atrair pessoas interessadas. Pesquise quais são as hashtags mais buscadas e tente implementar no seu dia a dia.

As hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa, crie sua própria hashtag para os clientes te encontrarem.

8. Faça parcerias com influenciadores

Procure por influenciadores que conversem com a sua marca e considere formar uma parceria. Como são autoridades com credibilidade, as pessoas costumam confiar quando eles dizem que um produto é bom.

9. Instagram Ads

O uso do recurso para criação e transmissão de anúncios na rede social não pode faltar. Faça de preferência usando a plataforma do Facebook business, pois oferece muito mais recursos que pelo o app.

10. Ferramentas de gestão de redes

O Buffer, que é uma ferramenta gratuita e pode te ajudar a administrar até 3 contas. O AgoraPulse e o Mlabs, que são pagos, também são ótimos para gerenciar as postagens.

Você também pode usar o sistema de Gestão do Facebook/Instagram. A partir dele, é possível criar e agendar postagens, fazer anúncios, responder comentários… Tudo em um lugar só! Para usar, basta fazer o cadastro da conta.