Este é um caminho sem volta e segundo o Bill Gates: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios”.
75% dos usuários do Instagram já fizeram uma ação, como visitar um site, a partir de um anúncio ou publicação. Além disso, a pesquisa também mostrou que metade dos usuários da rede social seguem ao menos um negócio.
Siga o passo a passo abaixo e inicie hoje mesmo as suas vendas:
1. Perfil comercial
Caso você tenha um perfil pessoal é possível alterar o tipo e transformar a sua conta para comercial.
A conta de negócios oferece mais recursos de análise de dados, métrica, impulsionamento e possibilidade de link no stories.
Para isso você deve criar uma fanpage no Facebook e vincular com o seu Instagram. Não é possível criar uma conta de negócios sem a Fanpage.
2. BIO, biografia ou descrição
A descrição deve contar para o seu cliente o que você faz e como pode ajudá-lo. A apresentação do seu negócio deve ser pensada com a finalidade de conversar com seu público, fazendo-os decidir se vão ou não seguir o perfil e clicar na sua página.
3. Instagram Shopping
O Instagram Shopping é uma ferramenta onde você pode cadastrar seus produtos e vender diretamente por lá.
4. Ofereça conteúdos de valor para seu público
Não adianta criar um perfil e não produzir nenhum tipo de conteúdo, porque as pessoas vão deixar de acompanhar suas postagens.
Vídeo
Publique vídeos com regularidade, de preferência com conteúdo que facilitarão a vida da sua audiência. 85% de todo conteúdo consumido na internet são vídeos.
5. Stories
Com mais de 300 milhões de usuários e crescendo, vem sendo constantemente usado por empresas em estratégias de como vender no Instagram.
6. Mensagem por direct
O direct, além de te permitir conversar com seus clientes, permite o envio de links. Assim, você pode gerar um link de pagamento na sua plataforma para o produto que o cliente deseja e enviar pelo Instagram.
7. Hashtags
Utilize palavras pertinentes ao seu negócio para atrair pessoas interessadas. Pesquise quais são as hashtags mais buscadas e tente implementar no seu dia a dia.
As hashtags servem para marcar o conteúdo dentro da base de dados do Instagram, facilitando a pesquisa, crie sua própria hashtag para os clientes te encontrarem.
8. Faça parcerias com influenciadores
Procure por influenciadores que conversem com a sua marca e considere formar uma parceria. Como são autoridades com credibilidade, as pessoas costumam confiar quando eles dizem que um produto é bom.
9. Instagram Ads
O uso do recurso para criação e transmissão de anúncios na rede social não pode faltar. Faça de preferência usando a plataforma do Facebook business, pois oferece muito mais recursos que pelo o app.
10. Ferramentas de gestão de redes
O Buffer, que é uma ferramenta gratuita e pode te ajudar a administrar até 3 contas. O AgoraPulse e o Mlabs, que são pagos, também são ótimos para gerenciar as postagens.
Você também pode usar o sistema de Gestão do Facebook/Instagram. A partir dele, é possível criar e agendar postagens, fazer anúncios, responder comentários… Tudo em um lugar só! Para usar, basta fazer o cadastro da conta.