Muitos profissionais frequentemente se perguntam se é importante para sua atividade ou para sua empresa e marca a participação em Feiras, Cursos e Palestras. É uma dúvida que paira na cabeça de muitos, e até existem os que enxergam nisso apenas uma forma de perder tempo ou de alocar recursos em uma coisa que não trará resultados imediatos.

Mas então, a primeira pergunta que precisa ser feita é sobre os fatores que irão te manter numa determinada posição ou que farão com que você não se torne obsoleto nas suas formas de fazer e lidar com seu negócio, desde a fabricação até a venda propriamente dita.

E respondendo a essa questão, invariavelmente passaremos pela questão do desenvolvimento pessoal e de todos os processos de inovação que são importantíssimos para que nós nos mantenhamos em conexão com as novas tecnologias e métodos, mas também com as novas tendências de gostos e públicos que surgem — é sempre bom lembrar —, a todo instante, principalmente no nosso mercado que é tão competitivo.

Já parou para pensar em quantas oportunidade de crescimento passam desapercebidas por você?

Se ainda não pensou nisso, meu conselho é que começa a pensar já. É comum a qualquer pessoa se acomodar naquilo que sabe e naquilo que seja bom, no entanto, é preciso ter a ciência de que, primeiro, sempre podemos melhorar, mesmo o que já está bom e, em segundo lugar, se nos mantivermos presos somente naquilo que já estamos focados, nunca conseguiremos, nem mesmo perceber uma nova e inspiradora oportunidade, quer seja no potencial que poderá trazer enquanto aprendizado ou até no seu potencial financeiro de médio e longo prazo.

Muitas vezes, encaramos viagens a feiras, cursos e palestras como meras despesas, sem perceber o real valor que essas experiências podem proporcionar.
Visualizar viagens, mesmo aquelas para visitar uma feira em uma cidade distante como sendo apenas um custo e não um investimento, é um erro que nasce da sua vontade de permanecer onde está. É literalmente o comodismo, o velho “não se mexe em time que está ganhando”, mas será que o seu time está mesmo ganhando? Ou seja, será que sua empresa trabalha da melhor maneira? Será que não existem novos nichos para serem desbravados?

Bom, todas essas respostas, só se tornam possíveis de serem respondidas com o Investimento justamente nesses eventos que muitas vezes desconsideramos como sendo caros demais, ou até desnecessários.

Eu mesmo passei muitos anos pensando dessa maneira, até minha mãe dizia: “você é o filho mais cabeça dura de todos”, mas verdade é que eu paguei um preço caro por isso, então seu eu puder ao menos indicar o caminho das pedras, é o que sempre tento fazer.

Ficar preso aos clientes que tem no momento; não ter acesso a informações atualizadas, novas tecnologias e a chance de aumentar sua networking podem nos deixar para trás.

Se você me acompanha, com certeza já me viu ou ouviu falar sobre tomadas de decisões. Ao invés de olhar para o custo, devemos considerar o retorno do investimento realizado, que é justamente o aprendizado adquirido em feiras e cursos.

É este aprendizado que possibilita que nos mantenhamos atualizados. E é a capacidade de nos atualizar constantemente que pode e no geral é, o fator decisivo que nos destaca positivamente dos demais.

Também já enfrentei internamente muitas resistências em relação a participar de viagens a feiras, cursos e palestras. Trabalhei por muitos e muitos anos enfiado na produção, sem tempo para nada, e sei que essa provavelmente deve ser a mesma realidade e rotina de muitos que me leem agora.
É por isso, por todas essas razões que gostaria de destacar um evento específico, e indica-los a todos os meus leitores: a Future Print, uma feira de referência que acontece neste mês de julho.

Participar da Future Print pode ser uma excelente oportunidade para você ter a mudança que tanto deseja, na Serigrafia SIGN FutureTEXTIL. Foi justamente ao participar da FuturePrint que pude encontrar equipamentos que me possibilitaram triplicar a produção, o que me fez evoluir como empresário e me possibilitou conhecer fornecedores confiáveis.

O caso é que participar desse tipo de evento, sempre será vantajoso para qualquer empreendedor, pelo motivo mais óbvio, é neste lugar que estarão reunidos os possíveis fornecedores e até os clientes, porque todos nós estamos nessa para vender o nosso peixe, então frequentar esses eventos, e até se tornar uma figura carimbada, certamente fará com que você se torne reconhecível e isso é o que aumentará sua rede de contatos, que por sua vez te trará novos conhecimentos e principalmente acesso ao que há de mais novo e melhor no nosso mercado.

Então, meus amigos leitores e colegas de profissão, espero poder encontrar vocês na FuturePrint, até para continuarmos esse nosso papo e podermos ver e testar as novidades que estão em nosso mercado. Te vejo, lá!

Márcio Strama, também conhecido como Doutor Estampa, é especialista em estampas especiais em foil e em relevo. O empresário tem 32 anos no mercado e viaja pelo país com treinamentos e workshops no ramo de camisetas estampadas. Instagram: @doutorestampacursos. Youtube: Doutor Estampa.

Os colunistas do FuturePrint Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.