Seria excelente se houvesse faculdade para empresário, não é verdade? E se você pudesse aprender tudo sobre “como” SER melhor enquanto empreendedor? Se houvesse um manual ensinando o passo a passo para você conferir sempre que surgissem as dúvidas?
A realidade é que não existe um curso ou manual que consiga exprimir tudo que um empresário precisa saber para ser bem sucedido, até porque cada segmento e público seguem a sua própria sistemática. Portanto essa profissão exige uma constante proatividade em busca de conhecimento aplicado, de acordo com a realidade empresarial de cada um, para que assim consiga seguir avançando em seus negócios e prosperando financeiramente.
À medida que eu amadureci como empreendedor aprendi que, de nada adianta estudar muito se não colocar o conhecimento em prática, como também não adianta se preparar se não tiver atitude para executar. É preciso estar sempre consciente e atento para fazer as escolhas certas, como também ter humildade para reconhecer e corrigir em tempo hábil as escolhas erradas.
Com o passar do tempo mais certeza eu tive de que é quase impossível evoluir sem errar, por isso, é preciso perder o medo de falhar e ter como meta sempre se superar, prestando atenção nas objeções que aparecem ou quando algo sai fora do programado.
Além da atenção, coragem, determinação, humildade e força de vontade, o empresário deve desenvolver aptidões como marketing, criação, planejamento, gestão administrativa/financeira e liderança. Uma empresa atinge sua solidez no mercado a partir do momento que ela consegue desenvolver e manter uma equipe com vontade de empreender junto ao negócio, sendo incentivados a apresentarem novas soluções com base nos desafios e metas da empresa. Dessa forma é possível construir uma comunidade interna (colaboradores) e externa (público) que te apoia e investe em seu negócio.
Nem sempre o empresário domina todas essas habilidades e se essa for a sua realidade é importante que busque colaboradores complementares que preencham essas funções. Caso você domine todas essas habilidades, meus parabéns! Mas nunca se esqueça de que, à medida em que a sua empresa crescer você deverá aprender a delegar as funções para gerar uma administração mais eficiente e responsiva, lhe rendendo mais tempo para seguir empreendendo.
Não é uma atitude sábia por parte do empresário querer controlar tudo o que acontece dentro da empresa, apesar de ser compreensível que alguns donos de negócios queiram estar sob domínio do todo uma vez que tenham erguido tudo praticamente sozinhos. O que não quer dizer que seja a melhor opção a seguir, com exceção quando se é uma microempresa. Nesses casos o empresário deve ter garra para assumir as rédeas do seu empreendimento até que consiga ter o amadurecimento adequado para comportar um quadro de funcionários que preencha os requisitos acima.
Tudo o que eu escrevi até agora descreve um bom papel de empresário, se você se encaixa nele certamente já está apto a gerar bons resultados independentemente de qual seja o seu mercado de atuação.
Caso ainda não se encaixe, tudo bem também, sempre é tempo para mudar! Se é do seu desejo se tornar um empresário bem sucedido, o que acha de aproveitar o início de 2020 para fazer diferente?