Antes de qualquer coisa, saiba que você não está apenas produzindo e vendendo uma camiseta ao seu cliente. Está oferecendo a ele um produto que será, na realidade, a maneira pela qual ele mesmo irá se apresentar às outras pessoas através da estampa, da cor, do tecido, do corte e da costura.

Todas essas informações juntas irão transmitir uma ideia dele, do seu cliente, para o mundo, isto é basicamente o que forma nesse cliente a vontade em adquirir ou não uma camiseta, às mensagens que aquele produto irá transmitir ao ser usado.

Desse modo, o que deve buscar, já na concepção deste produto, ou seja, dessa camiseta, é a conexão com o público alvo. É preciso assim, entender este público, criar valores e histórias que possam ser expressos na própria camiseta, pois assim é que se gera o interesse pelo seu produto, através da conexão entre empresa/marca e do cliente/consumidor.

É essa história, resumida pela visão e pelos valores da sua marca que irão te conduzir na hora da definição de nicho para este ou para aquele produto, e assim, também te conduzirá para saber medir com exatidão a busca por determinadas tendências ou novas tecnologias, para estar sempre atualizado e o mais importante, que é se atualizar com aquilo que te será mais relevante.

Compreenda que sua visão de negócios e a história que sua marca conta é o que atrairá os clientes e, a partir daí, de produto em produto, você se manterá na cabeça desse cliente, criando uma associação entre seu produto e aquilo que ele, enquanto pessoa, deseja transmitir ao mundo. É dessa forma que uma marca se vincula a um produto, se tornando a primeira referência naquele segmento.

Ao aderir a um padrão específico ou mensagem clara, seu produto naturalmente ganhará acesso a novos mercados e clientes. A consistência na sua visão é fundamental para ser reconhecido e, além disso, desejado pelo mercado consumidor.

Destacar-se é um trabalho árduo, mas podemos estabelecer 5 passos neste propósito:

1. Defina a história e os valores da sua marca;

2. Atualize-se de forma eficiente;

3. Defina os nichos que mais condigam com sua proposta;

4. Compreenda seus clientes, busque por feedbacks;

5. Torne seu produto algo imediatamente reconhecível, que não deixe dúvidas sobre ser um de seus produtos.

E lembre-se: como empreendedor, você é a marca por trás da camiseta. Sua marca e posicionamento no mercado sempre demandarão mais tempo e esforço para serem alteradas, o que as torna ainda mais importantes. É essencial que você seja maior que o seu produto, pois este pode e, na maioria das vezes, deve mudar.