Gostaria de começar a minha coluna falando da minha profissão de Designer de estampas, mas irei apresentar primeiro o mercado em que estou inserida, que é o das estampas exclusivas para marcas de moda de todo o Brasil. Uma vez que, depois de anos sendo influenciada por países do exterior, a moda brasileira vem ganhando sua identidade e cada região dos Brasil traz sua particularidade vinda das influências culturais presentes em seus respectivos estados.

Sou do interior de Pernambuco e soube muito bem aproveitar a cultura do meu estado, mas sempre tive sede de conhecer outras culturas além da minha e em todas as viagens que eu fazia com os grupos de dança e teatro que participava sempre parava para conhecer os lugares e as pessoas que ali moravam, além dos seus costumes e práticas. Depois de adulta, quando decidir trabalhar como Designer de estampas, percebi que ia usar dessa sede para criar estampas para um público que também gosta da sua cultura, dos seus lugares turísticos e que queriam contar suas histórias através das suas coleções, deixando a moda brasileira mais rica. Em meio a pesquisa que fiz sobre as marcas ao redor do Brasil e a criação das suas coleções vi que cada estampa trazia o DNA daquela região, o cotidiano daquela população e as diversas etnias que construíram as cidades brasileiras.

Na região norte, as marcas usam as estampas para valorizar o que é daquela região, como a marca @bglbeach que estampou sua coleção moda praia com elementos que remetem o cultivo do açaí e a @pinkbotoshop, que é uma marca Paraense que mescla o visual tropical da floresta amazônica com as raízes indígenas através de símbolos e grafismos das tribos existentes naquela região.

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Reprodução: Divulgação/Instagram: @bglbeach

O projeto “Nordestesse” trouxe marcas como a @duas que demonstram a cultura nordestina de forma inovadora nas suas estampas. Para Simone Guerra, uma marca de bolsas exclusivas, criei duas estampas que mostravam os dois lados de Recife, pois a marca é de uma Recifense que ama sua cidade natal e queria homenageá-la, na primeira estampa usei as pontes de Recife como tema principal e no fundo coloquei lugares turísticos, mostrando o lado urbano e cultural da cidade, já na segunda usei como tema o manguezal, uma vegetação bastante presente na cidade e que é símbolo do movimento Manguebeat fundado na capital pernambucana. 

Na região centro-oeste o Pantanal e o Cerrado são homenageados pelas marcas por serem biomas pertencentes a essa região, para a marca de roupas infantis Allegrinho, eu criei estampas inspiradas na fauna e flora do cerrado, com elementos como a onça pintada e as caliandras desenhados num estilo mais fofo e infantil, para que o público da marca se divertisse e conhecesse o tema. Na região Sudeste, o tropical e o metropolitano se unem a cultura de povos que influenciaram na cultura do Brasil para criar coleções diversificadas e cheias de ancestralidade nas estampas.

No Rio de janeiro, a @farmrio trouxe o Brasil tropical nas estampas e mudou o mercado sendo referência na criação de estampas com a famosa “Estampa Farm”, com elementos tropicais ou paisagens do Rio criados em diversos estilos, além de trazer a valorização do bordado com artes imitando esse tipo de artesanato. Em São Paulo, o geométrico e os abstratos se dissolvem no visual cheio de prédios da grande metrópole e marcas como a @calmasaopaulo trazem estampas dinâmicas e modernas em peças que você pode usar no trabalho ou num rolê. A influência dos povos africanos no estado de Minas Gerais virou tema da coleção “Resistência” da marca Connectribo mark, uma marca Mineira que queria mostrar as raízes dos ancestrais negros de uma forma moderna, mesclando símbolos da cultura de rua, como o rap, com a cultura africana.

Na região Sul, a influência europeia corre nas veias da moda sulista, unindo as cores frias e neutras, como as das estampas da @lunenederoficial, aos elementos sofisticados e delicados, como as estampas florais da @lancaperfume, em peças elegantes e confortáveis para baixas temperaturas da região.

Com isso, percebi o quanto é importante o meu papel de designer na criação das estampas e a quão grande é a responsabilidade, pois é através de um estudo profundo sobre o tema que as marcas podem contar as histórias, transmitir mensagens culturais ou políticas e criar uma conexão emocional da estampa com o seu público. 

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