Ao longo da existência da moda, muita coisa mudou e o mercado passou a ser, em grande parte, dirigido pelo consumismo e por influenciadores da moda. Esses dois movimentos geraram novos movimentos como a produção em larga escala, a busca por mão de obra mais barata em países subdesenvolvidos e o fastfashion.
Perceba que antes da crise o consumidor estava “aceitando” o modelo comercial de moda passageira, roupa semi descartável e muita moda parecida uma com a outra. Em outras palavras, o consumidor estava muito mais tolerante e menos crítico a respeito de como ele iria gastar o seu dinheiro.
Mas, com a nova realidade instalada pela Pandemia, o isolamento social e a crise econômica, todo o mercado consumidor retraiu e suas prioridades mudaram. A mente humana a nível global está focada em duas coisas, na “sobrevivência” e na “preservação”.
Dentro dessa nova realidade, o ser humano está vivendo em um novo “modus operandis” que ativa os seus valores mais intrínsecos e necessidades básicas. Com isso a parte do cérebro que é responsável por aceitar a compra por impulso fica bloqueada tornando mais desafiador convencer o consumidor a comprar.
Qual ficha que cai com a afirmativa acima? A conclusão é que, o consumismo sofrerá uma retração drástica.
Ok Pedro, e agora o que eu faço? A minha sugestão é que você use esse momento a seu favor e reveja o seu modelo de negócio.
Como era o seu critério para produzir o seu produto? Baseado em largas produções da mesma coisa? Qualidade mediana e preços competitivos para ganhar no volume? Baseada no que os influenciadores sociais dizem que é melhor? Seu produto é do tipo que o cliente compra para usar uma vez só? É muito específico? Faça uma profunda anamnese do seu negócio e seja sincero na avaliação.
Eu quero citar alguns pontos muito importantes, que a gente aborda nas consultorias, para você obter mais êxito no mercado de moda pós Pandemia. Todos os pontos abaixo são chamados de valores absolutos e estão conectados ao cérebro primário do ser humano, por causa disso, sempre irão despertar atenção e desejo de compra.
– Aposte em uma moda atemporal, que não limite o uso da peça sem perder o estilo. As cores azul, preto, branco, cinza e tons de vermelho até rosa são as cores mais vendidas e fáceis de combinar.
– Altere a sua modelagem para ser minimalista, para vestir mais números com uma peça só e sem perder o caimento que beneficie a beleza do corpo. Refaça o design da sua peça e pense como você pode desenvolver, por exemplo, um vestido para ser usado por pessoas P, M e G, uma calça ou short que veste do 36 ao 42.
– Transforme a sua moda em algo funcional e mais durável. Agregue valor no acabamento das suas peças para se tornarem mais atrativas e gerarem benefícios, como proteção U.V, a sujeira, a água, a transpiração, a bactérias e fungos.
– Crie peças que possam ser usadas em mais de um ambiente, algo que possam usar em casa, no trabalho e até mesmo em um happy hour. Essa seria a roupa ideal para oferecer para o seu cliente, pois você estaria oferecendo soluções e não só moda.
Se você trabalha com produção de vestuário, sugiro fortemente refletir sobre o texto acima e experimentar as novas ideias em sua empresa. Eu tenho a confiança que você terá resultados positivos, lhe desejo sucesso!