O sucesso, em qualquer fase da vida cobrará seus preços. Um dos maiores, em especial para quem se acostumou a vida inteira a cuidar de todos os processos de sua empresa ou fábrica, desde a criação da arte, produção, vendas, gerenciamento de estoque e finanças, é a necessidade de delegar tarefas, primeiro porque quanto mais você cresce, maiores irão ficar estes mesmos processos — e, o que antes era administrável, agora demandará um tempo e uma energia que, ou você não terá, ou terá de gastá-lo em outro lugar —, e depois porque quanto mais você estiver subindo com seus negócios, mais sua empresa irá demandar de você uma posição diferente daquela de um simples artesão. E isso é normal, faz parte do processo.

Mas então surgem muitas dúvidas. A primeira coisa que oriento é, e sei o quanto isso pode ser difícil, você vai precisar largar um pouco a mão, deixar que sua empresa ande por conta própria, e isso pode ser bem desgastante, porque afinal, todo empreendedor sabe o que sua empresa significa para ele, é como um filho que vemos crescer, mas, assim como com os filhos, chegará um momento em que a empresa precisará andar por conta própria.

E é aqui que está o grande segredo de fazer isso acontecer. Seu negócio precisa caminhar, e para caminhar, você não pode mais, como fazia antes, estar presente o tempo todo cuidando de tudo, mas assim como fazemos com nossos filhos, o ideal é que busquemos ao menos preparar aqueles que irão tocar a empresa, ou partes específicas dela. Para isso, antes de mais nada, é preciso escolher a pessoa que você acha certa, e depois treiná-la e, veja bem: treinar alguém não é simplesmente mostrar o que tem de ser feito e esperar que essa pessoa replique o que viu, é preciso acompanhá-la por um tempo, realizar com ela as tarefas todas que precisará desempenhar sozinha no futuro.

Delegar demanda, acima de tudo, um processo de aprendizagem onde a confiança irá ser forjada e, na medida em que a nova função for entrando no escolhido, você vai aumentando gradativamente a pressão, ou seja, dando maiores responsabilidades e maiores desafios, sempre com o mesmo processo de acompanhamento.

É assim que você vai conseguir entranhar nela a sensação de rotina, e é só através dessa noção de rotina, nas coisas mais simples que envolvem, não apenas os processos de produção, estoque e relacionamento com clientes, mas com o todo da empresa, desde a limpeza dos locais comuns ao layout das praças, é que você desenvolverá a confiança necessária para deixar com essa pessoa seu tão prezado negócio.

Então não tenha medo quando o momento de delegar chegar, porque será um sinal claro de que sua empresa, ou seja, todo o seu esforço até este momento, valeu a pena e você atingiu o patamar que estava, afinal, buscando. Delegar é preciso!

Márcio Strama, também conhecido como Doutor Estampa, é especialista em estampas especiais em foil e em relevo. O empresário tem 32 anos no mercado e viaja pelo país com treinamentos e workshops no ramo de camisetas estampadas. Instagram: @doutorestampacursos. Youtube: Doutor Estampa.

Os colunistas do FuturePrint Digital são livres pra expressarem suas opiniões e estas não necessariamente refletem o pensamento do canal.