Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confecção de roupas para ciclistas

Confecção de roupas para ciclistas
Seja como esporte, hobby ou estilo de vida, o ciclismo é uma tendência que veio para ficar. Por isso, investir em roupas para ciclistas é uma oportunidade interessante de negócio no ramo da confecção. Na coluna de Eduardo Cristian, saiba mais sobre as vestimentas mais utilizadas por ciclistas e veja dicas para acertar na confecção das peças!

Ser empreendedor no Brasil requer criatividade. Ainda mais no setor de confecção, que é um dos setores com mais versatilidade. Hoje, vamos falar sobre confecção de roupa para ciclistas, um ramo que une a criatividade com um dos esportes que mais cresce no Brasil. 

Bicicletas em alta

No Brasil a crise econômica, juntamente com o aumento dos custos de matéria-prima e a incerteza em investimentos, contribuíram para que muitos empresários da confecção procurassem novas oportunidades, alinhadas aos novos costumes do mercado nacional. 

Por exemplo, o ano de 2020 foi de crescimento histórico nas vendas de bicicletas e 2022 permanece com o mercado aquecido bem acima dos tempos antes da pandemia. Eis que surge uma maior demanda para roupas de ciclismo. 

Sabemos que andar de bicicleta possui muitos benefícios. Em primeiro lugar, pedalar ajuda a oxigenar o cérebro, além de eliminar toxinas do corpo graças ao suor. Como toda atividade física, andar de bike ajuda a aliviar o estresse, ao mesmo tempo que tonifica pernas e glúteos, tornando a atividade ainda mais atrativa. 

Mas a lista de benefícios que contribuem para um crescimento na procura da atividade não para por aí. A prática do ciclismo fortalece os pulmões, melhora o desempenho físico, além, é claro, de ser um grande aliado para a diminuição da ansiedade, sintoma agravado por tempos de incertezas durante a pandemia.

Roupas para ciclistas

Todo esse cenário cria, ainda, uma grande oportunidade para o mercado fashion. As roupas para ciclistas são bem específicas, e variam de acordo com cada região. Em suma, uma confecção que queira aproveitar a oportunidade deve se atentar aos costumes e exigências dessa atividade para, assim, ter mais assertividade na hora de elaborar roupas adequadas para andar de bicicleta. 

A vestimenta mais utilizada pelos ciclistas são as famosas bermudas bikers, camisetas, calças, jaquetas, luvas e meias específicas. Vamos entender um pouco sobre cada uma?

Bermuda para ciclista

Item que entrou no radar fashion, mesmo para os não praticantes da atividade. A bermuda de ciclista, com certeza, é um item indispensável para todo fã de bike. Uma bermuda de qualidade é capaz de evitar assaduras e bolhas, além de deixar a circulação sanguínea livre. O diferencial pode ser encontrado tanto no tecido como no tipo de forro.

Os forros de bermuda de ciclista mais utilizados são os forros de gel, ou de gel com espuma. A diferença de uma para outra depende muito da intensidade e tempo de pedalada. Por exemplo, para pedaladas do dia a dia, pode-se confeccionar bermudas com forro de gel. Já para os ciclistas mais ousados, que gostam de praticar longas horas de pedaladas, o mais procurado são as bermudas com forro de espuma e gel em sua composição. 

Camisas bike

Sempre que falamos em moda, a camiseta entra como destaque. Um dos itens mais desejados pelos ciclistas, as camisas bike possuem características marcantes, que dão a cara do ciclista quando o assunto é estilo. Mas nem só de beleza é feita uma camisa bike.

Assim como as bermudas, este item também tem suas peculiaridades na hora de confeccionar. Nesse sentido, costuras muito grossas se tornam incômodas em pedais mais longos, além de que um acabamento com elástico muito apertado pode causar bastante desconforto nos braços e pescoço.

As camisetas precisam, assim, de funcionalidades que também prezam pelo conforto, como bolsos que costumam facilitar a vida dos esportistas, tecidos de alta capacidade de secagem que fazem o suor evaporar com rapidez, lycra ou multifilamentos, entre outros detalhes.

A modelagem da camiseta para ciclismo é um ponto de extrema importância na hora de confeccionar os modelos. Isso porque uma camisa muito folgada pode ser não somente desconfortável, mas também atrapalhar o ciclista. 

Do mesmo modo, uma camisa apertada pode causar marcas e até mesmo formigamentos em pontos como cintura e braços. Por isso, atentar-se na etapa das modelagens é de extrema importância.

Jaquetas corta vento

Em dias mais frios ou dependendo da região, as jaquetas de ciclistas são essenciais para impedir que o corpo esfrie. Mas nem só para isso elas servem! Apesar do nome, a jaqueta corta vento está mais relacionada a manter o ciclista com menor incidência de vento sobre o corpo, ajudando em sua performance.

Dependendo dos materiais utilizados na hora de confeccionar, as jaquetas para ciclismo podem ser utilizadas em diversos tipos de climas. As mais finas e leves, por exemplo, são excelentes para fornecer maior desempenho e praticidade, além de serem facilmente guardadas após o uso. 

Já as mais grossas podem inclusive ser felpudas, são mais procuradas para ciclistas de locais mais frios, garantindo que o corpo se mantenha afastado do vento e da baixa temperatura. Há também a jaqueta de chuva, fabricada com tecido impermeável. 

O que vale aqui são os detalhes. Por exemplo, as jaquetas corta vento podem ser confeccionadas com cores chamativas e com diversos pontos refletivos espalhados por sua extensão. Isso facilita a visibilidade, aumentando a segurança para quem gosta de pedalar à noite.

Calça de ciclista

Muitos ciclistas gostam de unir duas paixões: bicicleta e natureza. Para estes, a calça é mais procurada por haver maior incidência de animais peçonhentos e mosquitos, e até nas trilhas a calça é indispensável.

Mas, pensando sempre em funcionalidade, muitas calças são confeccionadas com tecidos que tendem a não esquentar muito. Por isso, a calça de ciclista pode ser utilizada para se proteger do sol e evitar queimaduras, afinal, para quem pedala ao ar livre, nada mais chato do que ficar com as marcas da bermuda, não é mesmo?

Outro ponto importante são os detalhes dos zíperes nas extremidades. Pode parecer besteira, mas é um diferencial na hora de fabricar a calça para ciclista, já que, por serem mais justas, o zíperes auxiliam na hora de vestir, além de contribuir para manter a calça presa ao corpo, evitando, assim, atritos que podem atrapalhar o desempenho do ciclista. 

Assim como as bermudas, as calças para ciclistas devem se atentar também ao forro com acolchoamento, variando, como já explicamos, pelo tipo de distância percorrida. Definitivamente, para a confecção de roupas para ciclistas, o que mais vale são os detalhes! 

Tecido

Quanto à composição dos tecidos, a grande maioria é fabricada em poliamida e/ou poliéster com (ou sem) elastano. A tecnologia de fios deve ser um fator primordial. Por exemplo, tecidos de fios com controle térmico, controle de umidade, tratamento antimicrobiano e filtros UV são indispensáveis para a confecção de roupas de ciclistas.

Mas fique atento: quanto mais tratamentos/alta tecnologia a roupa de ciclista possuir, mais cara ela será. Por isso, é importante para a confecção definir antes a segmentação do público que irá atingir, mesmo que já estejamos pensando em um grupo nichado.

Detalhes importantes na hora de confeccionar:

  • Atenção aos acabamentos;
  • Cuidado com as costuras grossas;
  • Atenção total com a modelagem;
  • Investimento em tecidos tecnológicos;
  • Profundidade e quantidade de bolsos (normalmente os ciclistas preferem bolsos mais fundos);
  • Bolso com zíper e/ou resistente à umidade; 
  • Barras com acabamentos siliconados para garantir ainda mais fixação;
  • Refletivos.

Não existe fórmula mágica na hora de confeccionar roupas para ciclistas. Aqui, é muito importante entender as necessidades do usuário final e manter contato com os principais revendedores para atender a demanda de um mercado crescente e, principalmente, exigente!

Eduardo Cristian é criador e CEO da Costurando Sucesso, empresa que capacita empresários do setor têxtil para a atuação no ramo da confecção. 

Quer se atualizar ainda mais no setor têxtil? Confira nosso material exclusivo sobre estratégias de negociação na estamparia têxtil!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar