Temos duas operações de crédito muito comuns: uma delas é o empréstimo e a outra, o financiamento. Mas qual a diferença entre elas?

Empréstimo é um dinheiro que você toma junto à instituição financeira e não precisa justificar como vai utilizar ou o que vai fazer com ele. Como características, o empréstimo tem um prazo de pagamento menor e um custo maior, devido a seu risco.

Já o financiamento está atrelado à compra de um bem, e ele possui uma finalidade específica. Como característica, tem um prazo de pagamento grande e custo bem menor, devido ao bem normalmente ficar como garantia.

O que acontece é que o empreendedor acredita que o empréstimo é a solução para diversos problemas, quando, na verdade, ele é apenas um “remédio que alivia a dor” e não resolve nenhum problema.

Quando o negócio está com vários empréstimos, é sinal de que o problema veio sendo empurrado até o momento presente, e nunca foi tratado de fato.

E como resolver o problema?

Sair desta situação será bem doloroso, e será necessário primeiro entender a origem de tantos empréstimos para poder atuar na causa.

Com isso feito, o próximo passo é diminuir o endividamento de curto prazo, ou seja, renegociar contratos de forma que a empresa ganhe tempo para recuperar o que gerou tamanho problema.

Lembrando sempre que empréstimo não resolve o problema, ele apenas te dá mais tempo para resolvê-lo. Caso o problema não seja tratado, só agrava ainda mais a situação.

Felipe Chiconato atua há mais de 12 anos com orientação e gestão de negócios. É especialista em Finanças Empresariais e Planejamento Estratégico. É bacharel em Administração, MBA em Gestão Financeira Avançada pela Universidade Paulista e pós-graduado em Gestão de Micro e Pequena Empresa pela Fundação Getúlio Vargas. É sócio da empresa Empreenda 360º, focada em soluções digitais e consultorias em gestão financeira e planejamento estratégico de micro e pequenas empresas. Felipe também é criador de conteúdos e atua como palestrante em diversas feiras e eventos, como a FuturePrint, Concrete Show, Feira do Empreendedor do SEBRAE, PET South America, entre outras.