Além das camisetas, há diversas aplicações possíveis na estamparia: várias superfícies são passíveis de estampa, como paredes, mobiliário e até mesmo os carros já estão dentro dessa inovação. Com tantas possibilidades, surgem também várias dúvidas sobre o processo de criação e design de estampas. Quais são as tendências do momento? Como criar estampas para camisetas? Onde encontrar inspiração para ter novas ideias de estampa?

Neste artigo, vamos responder a algumas das perguntas mais comuns que envolvem o mundo da estamparia e, especificamente, o processo de criação de estampas. Confira!

1. Quais tendências em estamparia estão em alta no mercado atualmente?

Segundo a WGSN (autoridade em previsão de tendências), as estampas utilitárias estarão de volta no outono/inverno de 2024 — e sim, estamos falando de 2 anos para frente.

Com o consumidor cada vez mais interessado em informações de manutenção da roupa, seu ciclo de vida e circularidade da peça, esses temas serão fundamentais em 2024, assim como os grafismos retrôs.

2. Como criar uma estampa para camisetas?

Já utilizei vários métodos para a criação de estampas, como colagem e aquarela. Mas, quando falamos na indústria e no seu dinamismo, os softwares de imagem são muito mais versáteis.

Qual programa usar para criar estampas?

No meu caso, utilizo os programas Corel Draw, Sketchbook e Photoshop.

3. Onde encontrar ideias de estampas para camisetas?

Utilizo o Freepik e o Adobe Stock que, com sua assinatura, permite o acesso ao seu acervo e a modificação de vetores.

4. Quais técnicas de impressão são mais adequadas para cada tipo de tecido?

Para tecidos de poliéster, é indicada a sublimação. Para estampas em tecidos de algodão, silkscreen (serigrafia) e transfer são os mais comuns.

Já o laser está em adequação de processos, sendo o jeans (ou denim) pioneiro.

5. Quais os erros mais comuns na hora de criar, vetorizar ou finalizar a estampa?

Imagens em vetor x bitmap: convencer o empresário de que não há como melhorar uma foto de má qualidade para transformar em estampa é a parte difícil.

É muito comum criar uma estampa maravilhosa e, na finalização, ela não dar Rapport (ou seja, a repetição da imagem de forma a dar continuidade e unidade ao desenho), e assim que mexemos na estampa ela perde a sua essência.

6. Como manter a qualidade das cores na impressão da estampa?

Como minha especialidade é sublimação, faço a impressão em papel fotográfico para demonstração ao cliente. Quando o desenho é aprovado, faço a comparação com o tecido já finalizado. As duas amostras (tecido e foto), a olho nu, precisam estar idênticas.

Joice Fabiana da Silva Parra é pós-graduada em design Têxtil e Moda pela Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf. Possui experiência em docência no ensino superior, além de especialista em atendimento a empresas de pequeno, médio e grande porte nos processos de produção da cadeia têxtil e Vestuário com levantamento de tendência, desenvolvimento de estampa, desenvolvimento de coleção, desenvolvimento de produto, ficha e desenho técnico. Atualmente é designer de Moda no Instituto SENAI-SP de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção.