Hoje vou perguntar para vocês um dos pontos que sempre bato na tecla nas minhas inúmeras reuniões de mentoria: você sabe me dizer, na ponta da língua qual é o coeficiente de produção da sua confecção? Nas primeiras reuniões confesso, os mentorados ficam pálidos e normalmente nunca sabem o que responder, por isso, se você não tem essa informação na ponta da língua, não fique com vergonha. Agora, se você não sabe nem o que é um coeficiente de produção, eu posso presumir que a sua confecção pode estar ou estará passando por sérios apuros. Por isso te convido a ler esse conteúdo que pode, sem a menor dúvida, ser um divisor de águas para a história da sua marca. Vamos lá?
Vamos começar por partes. Afinal, o que é o tal Coeficiente de Produção? Bom, coeficiente significa basicamente um fator multiplicativo que não se confunde com as variáveis da expressão, e esse fator mede a qualidade da sua produção. Entendeu? Vou traduzir para o que eu costumo chamar de “confeccionês”: coeficiente de produção é o número que mede a relação entre o que produzimos, faturamos e quantos colaboradores precisamos para isso acontecer. Quer uma maneira prática de entender? Vamos pensar em produtos com qualidades similares, responda sem pensar muito, qual confecção é mais lucrativa (guarde essa palavra): Uma confecção com 50 funcionários que fabrica 5 mil peças ao mês ou uma confecção com 50 funcionários que fabrica 50.000 peças ao mês. Entendeu? Com certeza, sem sombra de dúvidas e sem precisar ser um gênio das finanças, você sabe que uma confecção que fabrica 50 mil peças com 50 funcionários, é muito mais lucrativa do que uma confecção que fabrica com a mesma quantidade apenas 5 mil peças (lembrando da qualidade similar, ok?). Essa é a beleza do nosso Coeficiente de Produção! Ter uma base entre o que foi produzido e os recursos empregados (equipe) para se atingir esse objetivo de produção, te fornece um norte sobre a eficiência e organização da sua confecção. Podemos dizer sem medo, que o Coeficiente de Produção é igual a melhoria contínua. Isso em resumo nos diz que é possível produzir com maior eficiência tendo a mesma quantidade de funcionários. Por isso minha sugestão é: você não só precisa entender e acompanhar esses números, você precisa ser obcecado por eles.
É o que eu sempre digo para meus mentorados: não adianta definir dezenas de metas de faturamento e produção, sem ter uma visão clara do seu Coeficiente de Produção. Ele vai determinar a LUCRATIVIDADE da sua confecção (lembra que eu pedi para lembrar dessa palavra? Pois bem…). E enfatizo aqui um detalhe muito importante, faturamento não é a mesma coisa que lucro. Se você como gestor de confecção, confundir isso, eu te convido de todo meu coração a fazer parte dos meus treinamentos (clique nesse link e verifique nossa agenda do ano agora mesmo!!!!).
Agora que você entendeu o que é o coeficiente, já deve imaginar a importância desse pequeno número na saúde financeira da sua confecção, e digo até sobre a sobrevivência ao longo prazo. Para calcular usamos vários índices da confecção que vai determinar a base de todo planejamento estratégico a curto e longo prazo. Existem muitos sistemas específicos para confecção que fornecem esse número, e isso é importante tanto para confecções de pequeno á grande porte!