Para consolidar uma marca no mercado não basta apenas ter boa vontade, será preciso também uma comunicação efetiva com o mercado e um portfólio de produtos com alto valor agregado para seu público alvo.
Pensando nisso compartilho com você, nesse artigo, uma técnica avançada e muito efetiva para cooperar na geração do resultado descrito acima. Ela se chama Gestalt ou Teoria da Forma e explica como a mente do ser humano é estruturada e organizada para enxergar a vida como um todo e não somente como um elemento isolado, é isso que gera o famoso sentido/definição de tudo que chamamos de realidade, dando forma a vida.
E o que isso significa? Significa que, toda a realidade tem por trás uma combinação de padrões responsável por dar forma e sentido ao todo em nossas mentes. Nossos olhos são como “lentes de leitura” dessa programação, eles executam a leitura dos padrões e enviam as informações coletadas para a parte posterior do nosso cérebro, o Córtex Visual.
Lá é feita a interpretação dos dados recebidos e logo após, retornam traduzidos em forma de pensamento e imagem para o cérebro, gerando significado para aquela realidade. Resumidamente, assim é gerada a percepção e definição de tudo que enxergamos.
Você provavelmente está pensando, ok, legal e agora? O que eu faço com essas informações? Como aplicar para a moda?
Muito simples! A mente humana está programada para pensar, sentir, desejar e agir. 95% das vezes essa sequência é realizada de forma automática em milissegundos, a natureza humana é programada para reagir e sobreviver ao mundo de acordo com o que ele chega até nós.
É por isso que, se a sua empresa conseguir aprender como a mente do seu público alvo funciona, ela se tornará apta a criar produtos com o máximo de valor percebido, uma vez que eles irão se conectar de forma profunda com o seu mercado.
Exemplo: Porque o McDonald’s usa as cores vermelhas e amarelas? Porque são cores quentes e estimulam o cérebro a ter apetite. Para cada contexto, cor, imagem e objeto que a mente do ser humano capta cria-se um estímulo mental e seu corpo reage por inteiro disparando uma reação em cadeia de ações.
Por isso, a empresa que aprender; o que é a Teoria da Forma e como aplicar; como funciona a mente do ser humano; quais são os padrões (gatilhos mentais) por trás das leis da Gestalt e como usá-los a seu favor, estará apta a replicar essa ciência na criação e comercialização de seus produtos, transformando a comunicação visual e o valor percebido em algo muito mais rico aos olhos de quem vê (nicho alvo), despertando desejos e vontades profundas, aumentando em muito a % de conversão dos negócios e o engajamento com o mercado.
De bônus, saiba que a Gestalt também se aplica ao dia a dia da empresa e no âmbito pessoal, possibilitando um melhor entendimento do mundo ao seu redor, os seus porquês e as suas reações frente à vida.
Então, o que você acha de aprender mais sobre essa ferramenta poderosa e fortalecer os seus resultados pessoais e profissionais? O conteúdo acima é um convite para novas possibilidades, pense nisso!