Para muitas pessoas, a criação de estampas parece um processo fácil e eu fui uma delas no começo da minha carreira. Mas logo entendi que não era assim, que tinha muita coisa antes de que só pegar minha mesa digitalizadora e criar estampas. Algumas coisas são imprescindíveis para que a sua estampa ou coleção de estampas cheguem ao resultado que você tanto deseja e que atenda o público da sua marca. E no texto de hoje vou dar algumas dicas que vão ajudar muito no processo de criação de estampas.
A primeira dica é saber o tipo de tecido que a estampa será impressa porque isso pode influenciar no tipo de processo de impressão que será utilizado e filtrar os possíveis fornecedores e estamparias que você vai contratar. Por exemplo, no processo de sublimação o tecido precisa ter poliéster em sua composição, já na estamparia digital é recomendado tecidos mais naturais, como o algodão.
A segunda dica é um complemento da primeira, pois o tipo de estamparia influencia na escolha do tipo de arte que será utilizada e a quantidade de cores também. Por exemplo, quantos mais cores sua arte para serigrafia tiver mais telas terão e isso vai resultar em um valor mais caro na impressão, já na estamparia digital você pode utilizar quantos cores quiser e colocar traços como o de aquarela na sua arte.
A terceira dica é tenha um briefing elaborado, mesmo que você não entenda de briefing, você pode criá-lo junto do designer ou artista que vai criar a arte. De princípio, é legal você ter em mente o tipo de estampa que você quer, se é uma estampa barrado, uma corrida ou localizada, definir um tema é muito importante para que a partir disso você possa escolher quais elementos do tema serão abordados na estampa, escolher o tipo de traço que os elementos serão criados e por fim, a cartela de cores que pode seguir as tendências da estação ou seguir o tema escolhido.
A quarta dica é ter uma boa comunicação com seu designer e artista para que nada seja mal interpretado durante a criação de estampas, faça reuniões para criar o briefing, tirar dúvidas, além de acompanhar o processo e se caso tenha alterações para fazer, informar ao designer o que precisa ser mudado.
Essas dicas não só auxiliam os meus clientes, mas também a mim na criação do meu catálogo de estampas. Espero que elas te auxiliem no seu dia a dia como designer ou empresário.
Até a próxima, um xeeeero
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