As lonas são um material bastante versátil na comunicação visual, podendo ser utilizadas para diversas finalidades e em vários tipos de ambiente. Para se ter uma ideia, o executivo de vendas VinilSul e especialista em comunicação visual há mais de 20 anos, Josué Costa, preparou um ranking de consumo baseado em tipos de utilização:
1. As mais consumidas para uso publicitário e promocional
“Em 1º lugar, as lonas mais consumidas na comunicação visual, são para uso publicitário e promocional”, conta. Aqui, elas podem ser utilizadas para mega banners, itens de comunicação interna, ambientação e decoração, painéis, fachadas e sinalização em geral. Segundo o especialista, para este tipo de produção, as lonas Front Light de 280g e 440g são ótimas escolhas.
“A lona 280g/m² é o material mais econômico e com maior flexibilidade. Com opções de tramas de 200×300 fios e 1000×1000 fios, elas entregam um ótimo acabamento e facilidade na modelagem da lona na estrutura que será aplicada”, pontua. “A lona de 280g com a trama 200×300 fios tem resistência uma pouco mais delicada, por isso é indicada para banners, faixas e aplicações promocionais. Enquanto a versão 1000×1000 fios é indicada para painéis de grandes formatos, acima de 30m² – ela tem uma boa resistência devido à quantidade de fios que possui na trama, além de ser mais leve – o que é excelente para exposição outdoor”, diz Josué.
O especialista ainda lembra que a lona 440g/m² é um material com menos flexibilidade, porém, as opções de trama 300×500 fios dão maior durabilidade para os itens produzidos. “Outra opção muito utilizada pelo mercado é a lona 340g/m², trama de 300×500 fios e fundo cinza. O frontal desse produto pode ser fosco ou brilho, o que traz ainda mais versatilidade para o uso. Essa opção também é indicada para banners, painéis, cenários, feiras e eventos. Por conta da gramatura, ela é ótima para ser esticada em painéis de MDF. Por fim, ainda nessa categoria, a lona 440g com trama 300×500 fios, utilizada para banners e painéis com até 30m², é um material que estica muito bem, sem deixar ondulações e tem uma excelente ancoragem de tinta”, relata.
2. Lonas especiais para luminosos
“Em 2º lugar de uso no mercado vêm as lonas especiais, com gramaturas e tramas mais espessas e que, justamente por essas características, são ideais para luminosos, sejam outdoor ou indoor. As melhores opções com essas características são as lonas Back Light 440g e 650g/m². Esses materiais têm uma superfície ‘smooth’ que é super suave e lisa. Além disso, seu acabamento em brilho tem tramas nas opções 300×500 fios e 500×1000 fios, que garantem mais qualidade para o trabalho. É uma lona translúcida, de ótima qualidade e deixa a impressão com excelente acabamento. Esse tipo de lona imprime muito bem em impressoras com tinta solvente, cura UV (ultra violeta) e látex”, diz Josué.
3. Lonas sider para proteção de caminhões baú
O 3º tipo de lona mais consumida na comunicação visual são as lonas sider 900g, 1000×1000 fios. “Elas são muito usadas como proteção, na lateral e teto de caminhões baú. Esse tipo de material se destaca por ser confeccionado em tecido revestido em PVC, e é essencial para proteger cargas contra as intempéries do tempo, como ventos, chuvas e poeira. Por fim, não podemos deixar de lado um tipo muito especial de lona: a ecológica e 100% reciclável”, diz. E completa: “Também conhecida como papel sintético, ela é uma ótima escolha sustentável, contém propileno em sua composição e é compatível com grande parte dos processos de impressão. O acabamento fosco garante trabalhos com qualidade fotográfica – além de ser altamente resistente”, relata.
Tabela “tipos de lonas mais utilizadas na comunicação visual e suas indicações”
Front light 280g/m2 (material mais econômico e com maior flexibilidade) | 200×300 fios | 1000×1000 fios |
Indicada para banners, faixas e aplicações promocionais | Indicada para painéis de grandes formatos, acima de 30m² – ela tem uma boa resistência devido à quantidade de fios que possui na trama, além de ser mais leve – o que é excelente para exposição outdoor | |
Front light 340g/m2 | 300×500 fios | |
Indicada para banners, painéis, cenários, feiras e eventos | ||
Front light 440g/m2 | 300×500 fios | |
Utilizada para banners e painéis com até 30m², é um material que estica muito bem, sem deixar ondulações e tem uma excelente ancoragem de tinta | ||
Back Light 440g e 650g/m2 |
300×500 fios | 500×1000 fios |
Ideais para luminosos, sejam outdoor ou indoor. Têm superfície ‘smooth’ que é super suave e lisa e acabamento em brilho. São lonas translúcidas, de ótima qualidade, que deixa a impressão com excelente acabamento. Esse tipo de lona imprime muito bem em impressoras com tinta solvente, cura UV (ultra violeta) e látex | Ideais para luminosos, sejam outdoor ou indoor. Têm superfície ‘smooth’ que é super suave e lisa e acabamento em brilho. São lonas translúcidas, de ótima qualidade, que deixa a impressão com excelente acabamento. Esse tipo de lona imprime muito bem em impressoras com tinta solvente, cura UV (ultra violeta) e látex | |
Sider 900g/m2 | 1000×1000 fios | |
Muito usadas como proteção, na lateral e teto de caminhões baú. Esse tipo de material se destaca por ser confeccionado em tecido revestido em PVC, e é essencial para proteger cargas contra as intempéries do tempo, como ventos, chuvas e poeira | ||
Lona papel sintético | Ecológica e 100% reciclável. Contém propileno em sua composição e é compatível com grande parte dos processos de impressão. O acabamento fosco garante trabalhos com qualidade fotográfica – além de ser altamente resistente |
Vantagens da utilização de lonas na comunicação visual
As vantagens do uso de lona na comunicação visual são diversas, mas o especialista em comunicação visual lembra que cada material tem seu “lugar ao sol”. “Tudo vai depender do tipo de projeto, a finalidade do uso, o investimento possível para o cliente e outros fatores que devem ser estudados antes oferecer as opções para o projeto”, explica.
As principais vantagens, então, da utilização de lonas na comunicação visual:
1. São uma alternativa com ótima relação custo-benefício, já que apresentam um dos menores custos por m² entre as opções de suprimentos.
2. São versáteis, entregam diversos tipos de acabamento – brilho, fosco, semi-brilho -, uma grande diversidade de tramas e gramaturas, além de diferentes tipos de fundo – cinza, preto ou branco.
3. São resistentes a rasgos e furos, isso porque são compostas por fios sintéticos de poliéster de alta espessura cobertos por uma camada de PVC.
4. Exigem um processo de produção mais simples e, por isso, mais rápido e sem grande complexibilidade de impressão. Como há diferentes tipos de lona e cada um deles tem suas aplicações mais adequadas, é importante que o profissional da área de comunicação visual saiba escolher o melhor tipo para seu projeto.
3 dicas para escolher o melhor tipo de lona para um projeto de comunicação visual
Quando se trata de lona para projetos de comunicação visual, é indispensável escolher uma opção mais adequada aos objetivos do projeto de comunicação do cliente.
O primeiro passo, então, é levantar as principais informações do projeto: qual a expectativa do cliente? Qual o objetivo da comunicação? Qual o perfil da marca anunciante? Quanto tempo a peça deve durar em boas condições? A visualização da peça se dará de perto ou de longe?
Com essas respostas, o segundo passo é chegar as especificações exatas que a lona precisa ter. Aqui vai um gabarito para ter em mãos e chegar ao modelo correto:
- Qual o tipo de aplicação: back light ou front light?
- Qual o local da aplicação: interno ou externo?
- Qual o tipo de acabamento: com laminação brilhante (com muito reflexo da luz) ou fosca (com pouco reflexo da luz)?
- Qual tipo da trama (composição de fios que entrelaçados formam a estrutura e dão resistência mecânica à lona): quanto maior a trama, mais resistente será a lona?
- Qual o tipo de gramatura: quanto menor a gramatura, mais leve e maleável será a lona?
- Qual a durabilidade necessária: curta, média ou longa duração?
- Qual a composição do material: PVC, polipropileno ou policarbonato (a escolha desse item vai interferir na printabilidade do material)?
- Qual o tipo de fundo: para que a luz não ultrapasse a impressão, você pode utilizar lonas com o fundo cinza ou preto, com isso a sua impressão ficará muito mais visível e mostrará uma boa qualidade.
Por fim, é fundamental optar por distribuidores qualificados de suprimentos, que forneçam materiais confiáveis e de qualidade, além de um atendimento consultivo. “Com isso, você vai garantir entregas de excelência com aprovação de 100% e a fidelidade dos seus clientes”, relata Josué.
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