O marketing é uma das peças-chave de qualquer negócio e, na era digital em que vivemos, boas estratégias para atrair os clientes fazem toda a diferença no sucesso de um empreendimento! Há várias formas de melhorar o marketing digital de uma empresa, tanto com campanhas orgânicas quanto com tráfego pago.
Na FuturePrint 2022, que aconteceu entre os dias 20 e 23 de julho de 2022 em São Paulo – SP, o professor e coordenador da Escola PhD de Impressão, PH Oliveira, abordou esses dois tipos de campanha, explicando o que os empreendedores devem ter em mente na hora de realizar essas ações de marketing.
No artigo de hoje, vamos compartilhar dicas que PH trouxe em sua palestra “Aumente suas vendas com as redes sociais: tráfego orgânico”, que aconteceu durante a FuturePrint 2022.
Veja a seguir como atrair clientes de forma orgânica e alavancar suas vendas!
O que é Jornada do Cliente e por que ela é importante para o tráfego orgânico?
Subindo no palco do Fórum FuturePrint, PH Oliveira compartilhou com um público atento suas dicas para promover uma empresa por meio do marketing digital. O tráfego orgânico, como ele explicou, é aquele obtido sem investimento de dinheiro, como é o caso de campanhas patrocinadas.
Para introduzir o tema, foi apresentado o conceito de Jornada do Cliente, que representa a experiência do consumidor em relação a uma marca, desde o contato inicial até a decisão de compra.
No topo do funil da Jornada do Cliente, o objetivo é que o público encontre a empresa. Na sequência, que vai afunilando pois nem todos que descobrem serão clientes, as etapas são gostar e comprar, e ainda há a etapa bônus “trabalhar”, que é obtida com um ótimo atendimento e serviço. Nesse último ponto, seus clientes viram promotores da sua marca.
PH apresentou três canais gratuitos para começar a divulgar uma empresa:
1. Google Meu Negócio, para registrar sua empresa no Google Maps e criar um perfil completo com endereço, contatos, avaliações e muito mais;
2. Marketplaces (sites como Mercado Livre, Elo7 e afins), para vender alguns produtos de demonstração e começar um relacionamento com possíveis clientes;
3. E as redes sociais, com destaque para Instagram, TikTok e YouTube.
Dicas para aumentar as vendas com tráfego orgânico
No último tópico da palestra, o público pôde conferir diversas dicas e sugestões de conteúdo para construir e publicar nestes perfis, lembrando que eles são vitrines de trabalho e, também, canais de relacionamento.
Foque mais em relacionamento e menos em vendas
O conteúdo direcionado somente para a venda do produto diminui o engajamento e o interesse do cliente. Dessa forma, uma maneira de produzir posts mais atrativos para o público, como sugere PH, é seguir a proporção 80/20: “A cada cinco publicações, quatro de não venda e uma de venda”, exemplifica o palestrante. A ideia, então, é vender “como se não estivesse vendendo”.
Assim, além dos posts tipicamente focados em vendas (como fotos de produtos, promoções e gatilhos mentais para compra), o empreendedor também pode fazer publicações com outras temáticas, como:
- Comemorações internas (aniversários, novos equipamentos, capacitações);
- Bastidores (estoque, detalhes do processo — como trabalhos de costura e preparação de artes);
- Curiosidades (sobre o nicho, o mundo e a cidade);
- Lives (mostrando produtos e processos, por exemplo);
- Vídeos (mostrando detalhes como produtos, a equipe e o local de trabalho);
- Trechos de livros e músicas (como poemas, obras clássicas e de tema motivacional);
- Humor (memes, lembranças de coisas antigas).
Assista à palestra completa de PH Oliveira na plataforma Xperience
Finalizando a palestra, PH repetiu que “o feito é melhor do que perfeito”. O trabalho com marketing digital é constante, e para quem quer aumentar as vendas é melhor começar como puder, mantendo regularidade e qualidade nas publicações, do que esperar pelo momento perfeito.
Para obter ainda mais dicas de marketing digital, confira também a palestra de PH Oliveira sobre vendas com campanhas patrocinadas!