Feira Future Print faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Qual a melhor tinta para impressão em poliéster?

Qual a melhor tinta para impressão em poliéster.png
Descubra como escolher a tinta para impressão em poliéster que mais se adequa ao seu processo de produção.

Nosso leitor Jonas Lentz nos apresentou dúvidas sobre tintas para impressão em poliéster. Afinal, quais são mais recomendadas? Como escolher a melhor tinta para cada trabalho?

Na indústria têxtil, um elemento que impacta na qualidade dos resultados alcançados é, justamente, o tipo de tinta usado para impressão. Nos últimos anos, tem havido uma grande demanda por tintas de alta qualidade que sejam fáceis de imprimir em substratos de poliéster e menos prejudiciais ao meio ambiente.

Mas como você encontra a tinta que melhor se adapta ao seu processo de produção em poliéster quando existem tantos tipos diferentes? Continue a leitura e confira as dicas.

A importância de escolher a tinta ideal para impressão em poliéster

Conforme destaca Cesar Augusto, coordenador na Contraste Impressões, "o tipo de tinta que você usa tem grande influência na qualidade de sua impressão em poliéster. Ao não fazer a combinação certa entre substrato, tinta e processo de impressão utilizada, as impressões podem ficar ruins, com menor durabilidade e levar à perda do cliente. É recomendado fazer um pré-teste para ter certeza da qualidade do resultado".

Dessa maneira, é importante sempre planejar o trabalho antes de imprimir principalmente grandes lotes. Com isso, evitam-se prejuízos, retrabalhos e perda de prazos.

O desafio da migração de tinta na impressão em poliéster

O poliéster é um dos tecidos mais propensos à migração de tinta. Essa se refere basicamente a pequenas partículas de tinta movendo-se de um lugar (tecido) para outro (tinta). Isso causa uma alteração ou tonalidade indesejada na cor da tinta.

"Para evitar a migração de tinta ao imprimir em poliéster, pode ser aconselhável comprar uma tinta formulada especificamente para impressão em poliéster ou adicionar um aditivo de baixa cura à tinta que você pretende usar. As tintas que curam em temperaturas mais baixas são um dos principais fatores para evitar a migração do corante", indica Augusto.

Além disso, é importante ter em mente que diferentes tipos de misturas de poliéster têm seus próprios desafios. Dependendo da proporção da fibra, o poliéster misturado com outras fibras pode dificultar a absorção adequada da tinta.

"Por exemplo, durante o processo de cura, uma mistura 50/50 de poliéster e algodão pode causar a migração da tinta ou sangramento da cor, potencialmente alterando a cor", complementa o especialista.

Tintas à base de água são boas para impressão em poliéster? E a tinta plastisol?

O especialista explica que, geralmente, as tintas à base de água não imprimem bem em poliéster.

"As fibras sintéticas de uma peça de roupa 100% poliéster, por exemplo, não são abertas e porosas, por isso não se aglutinam com as tintas à base de água", explica o coordenador na Contraste Impressões.

Já as tintas do tipo plastisol são indicadas para aplicações em tecidos sintéticos como o poliéster.

"Esse tipo de tinta ajuda a combater a migração de cor, que é o maior desafio da impressão serigráfica em poliéster", afirma o especialista.

Tintas dispersas e a impressão em poliéster

As tintas dispersas são comumente utilizadas na impressão convencional em tecidos de poliéster. Esse tipo de tinta é pulverizado diretamente sobre o tecido e o processo de vaporização posterior abre as fibras, permitindo que a tinta penetre no tecido em poliéster.

Após o processo de vaporização, a fibra se fecha novamente e as cores são fixadas no substrato. Isso resulta em um brilho de cor elevado e durabilidade em termos de lavagem do produto.

"Um desafio aqui é que as tintas dispersas não funcionam tão bem ao imprimir em impressoras de alta velocidade. Então, quando há essa necessidade, outros processos de produção e, por vezes, de avaliação de tinta, precisarão ser feitos, por exemplo ao se optar pela sublimação", aponta Augusto.

Tintas de sublimação para impressão em poliéster

A sublimação é um processo frequentemente considerado quando se trabalha com impressão em poliéster. Para esses casos, há as tintas sublimáticas.

"Uma vantagem de usar tintas de sublimação é que você não precisa vaporizar e lavar o tecido após a impressão. Por esse motivo, essa técnica é menos prejudicial ao meio ambiente, mais fácil e mais barata do que outros métodos de impressão. Além disso, a tinta sublimática pode ser usada para impressão digital, o que significa que você pode imprimir grandes quantidades em um ritmo mais rápido", explica o especialista.

Como armazenar a tinta para impressão em poliéster?

Como dica final, o especialista recomenda que seja utilizado um recipiente que tenha boa vedação, que esteja limpo e seco.

"É importante também não armazenar em local muito quente ou úmido, o que pode prejudicar a qualidade e durabilidade da tinta. Uma boa prática é sempre identificar os recipientes, anotando detalhes como marca e nomenclatura da tinta, seu tipo, data de validade e tudo que você considere importante para não se confundir em um futuro uso desse material", finaliza Augusto.

Quer saber como fazer uma gestão eficiente na sua empresa?
Baixe agora mesmo nosso material exclusivo e gratuito com dicas preciosas para sua reorganização!
É só clicar no botão "Baixar!"

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro da Feira Futureprint lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar