As perspectivas profissionais para o desenho de estampas são positivas, pois essa área tem um largo campo de atuação. O mercado de moda é um dos principais compradores do serviço de desenho e por causa do dinamismo da moda, a demanda por novos desenhos é sempre alta, principalmente nas áreas que utilizam estampas, desenho de superfície e revestimentos. O crescimento do comércio eletrônico tem contribuído para o aumento da demanda de desenho profissional.

Os profissionais de desenho de estampas podem trabalhar de forma autônoma ou em empresas. Os autônomos geralmente trabalham para várias empresas ao mesmo tempo e nesta condição podem atender a uma gama variada de encomendas oferecendo uma variedade maior de estilos. Os profissionais empregados em uma única empresa atendem diretrizes de coleções e de desenvolvimento de produtos mais fechadas para suprir as características das marcas. Os dois lados têm suas vantagens: o autônomo pode desenhar com mais liberdade e criar portfolios autorais ou portfolios de estúdio onde pode reunir vários desenhistas cooperados e parceiros. E mesmo para aqueles que não gostam de obrigações fixas, arranjar e permanecer em um emprego por pelo menos um ano é a melhor escola para aprender a atender com presteza e acerto de mercado.

Para se tornar um profissional de desenho de estampas, de ilustração, de quadrinhos e de games, é muito importante dominar as técnicas de desenho e possuir criatividade e sensibilidade artística. No trabalho de estampas é muito importante estar atualizado sobre as tendências e respostas de aceitação dos produtos pelos consumidores da moda e do design e ter uma cultura de arte e de moda mais extensa possível.

Para entender de arte não é necessário ser um artista e também não é necessário ser um artista para ser um designer. design e arte são atividades diferentes. No entanto, para utilizar o pensamento da arte é necessário dominar a história da arte e por meio dela, identificar os diversos estilos de arte e de época. Com este domínio o trabalho do artista e do designer se contextualiza e se afinam. Com o domínio do pensamento da arte o trabalho do designer será mais valorizado e reconhecido no mercado porque ele terá argumentos e autoridade visual embasados na cultura artística. 

O domínio de estilos de época é a porta de entrada para o designer compreender as forças que modelam um determinado segmento de tempo, desde a antiguidade até o momento em que ele está trabalhando. O reconhecimento das forças que influenciam a percepção que a sociedade tem de seu momento histórico pode ser enquadrado no que se chama Zeitgeist, um termo alemão que significa “espírito do tempo” ou “sinal dos tempos“. O termo é usado para descrever o conjunto de ideias, valores e tendências que caracterizam um determinado período histórico.

Zeitgeist é um conceito complexo e dinâmico, que está sempre se transformando, mas de qualquer forma ele é reflexo das mudanças da temporalidade social e desta forma o Zeitgeist é de fundamental importância para compreender o mundo ao nosso redor. O Zeitgeist é influenciado por uma variedade de fatores, como crenças, ondas revolucionárias e evolucionárias, eventos históricos, mudanças sociais e tecnológicas, macro e micro economia. Pode se dizer que o espírito do tempo é o reflexo de uma época, reflexo que o artista é capaz de captar, interpretar e representar. Além desse conjunto de percepção e acionamento, o artista tem a capacidade de projetar consequências das forças atuantes no momento e no futuro. O domínio e a prática desta inteligência diferenciam e distanciam os artistas profissionais dos amadores e em certa medida, distancia os artistas e os designers. Um é analítico do espírito do tempo, o outro utiliza o espírito do tempo para vender melhorias funcionais.

O Zeitgeist é importante para compreender o comportamento humano e a sociedade, o que é um recurso imenso para o trabalho de arte, de design e marketing porque possibilita identificar movimentos atuais e prever futuros. Esta contingência permite criar obras, peças e campanhas eficazes para comunicar valores a um determinado público.

O movimento feminista dos anos 1970, que iniciou o movimento de igualdade de direitos entre homens e mulheres e o movimento científico-digital dos anos 2000, que mudou a forma como as pessoas se comunicam, trabalham e se divertem são exemplos de Zeitgeist.

Arte e Design

A esta altura é necessário separar um pouco mais os campos da arte e do design. Arte não resolve problemas e faltas porque seu cerne é a Estética – a harmonia das formas, o equilíbrio harmônico do ritmo e do movimento. Sendo assim, a Estética fala com a alma humana e não está focada na materialidade do mundo. A arte que se estrutura na Estética fala com a alma, mas não se prende só no belo, porque o feio também pode ser altamente significativo para a arte.

O Design se serve da Estética, mas nunca se desprende da harmonia e da beleza que são postas lado a lado com a utilidade e o serviço das coisas. Assim, não é possível vender um vestido ou outra roupa estampada com cores e imagens grotescas e desarmonizadas. Um bule, uma colher ou um carro feios e mal construídos e que trazem problemas funcionais e de usabilidade não vendem. Mesmo sob estilos circunscritos nas expressões contestatórias como Neopunk, o Neogótico e o Desconstrutivismo, o design não se desliga da beleza e utilidade do conjunto.

Nesta altura de nossos argumentos podemos aceitar que um artista tem o design como uma ferramenta intermediária e o designer o tem como fim. Um designer não precisa ser um artista porque sua missão é outra: resolver problemas, melhorar as coisas utilitárias. A arte nunca se propõe a ser utilitária.  

Salários

Os salários para os profissionais de desenho de estampas variam de acordo com a experiência, excelência e a área de atuação. Há desenhos de mil dólares que vendem e desenhos de 1 dólar que não vendem, ou seja, o sucesso profissional do designer não está no preço baixo.

Vejamos algumas circunstâncias que afetam os ganhos do artista, o desenhista de estampa, os ilustradores:

  • Em geral, os bons profissionais autônomos ganham mais do que os empregados, mas correm mais riscos. No nosso ponto de vista é menos arriscado trabalhar em grupo procurando reunir uma oferta variada para públicos diferentes ou instâncias diferentes de um mesmo nicho. Este recurso de cooperativismo executado sob o guarda-chuva da simbiose é poderoso. 
  • Embora as ferramentas digitais possam acelerar e simplificar o trabalho dos designers ilustradores, elas podem reduzir a prática fina que distingue o trabalho da ilustração com os materiais tradicionais do desenho digital. Desenhistas nascidos na era digital talvez não se preocupam em se expressar fora da tela do computador e de uma mesa digitalizadora e isso pode ser um falha danosa e restritiva das oportunidades de trabalho de design. Mesmo sendo grave, a falta de domínio dos materiais expressivos analógicos é mais prejudicial ao artista do que ao designer porque, em alta medida, o toque humano da arte é ligado nos materiais expressivos – o lápis, pincel, buril, goivas, papel, tela, tintas, etc.   
  • Sob qualquer condição, desenvolver habilidades de desenho e aprimorar as técnicas do desenho realista e abstrato ajuda na profissão de designer de estampa. A inteligência artificial tem grande facilidade de gerar desenhos realistas e mais dificuldade com abstratos e desenhos mais simples.
  • Estar atualizado sobre o mercado de moda e sobre os outros mercados que podem ser trabalhados é fundamental para a carreira de designer de qualquer campo. Saber das necessidades e desejos do mercado só ajuda.
  • A construção de uma rede de contatos é de suma importância para o sucesso da carreira de qualquer profissional, principalmente o designer. Participar de eventos da área, conectar e conhecer outros profissionais e reforçar relações e alianças amplia o conhecimento do que vende e o que não vende na sua área de atuação. Com este trabalho o nível de comunicação melhora e as oportunidades se ampliam.  
  • Timidez, circunspecção, vergonha de vender e chatice são inimigos mortais do designer que tem a profissionalização como meta. Nas profissões de serviço vence quem é competente na arte da comunicação associado ao domínio técnico e aos argumentos de venda.
  • Saber vender é de fundamental importância. Vender bem, primeiro ofertando o que realmente irá resolver as demandas de quem compra e paga pelo seu trabalho, depois pelo dinheiro.
  • O melhor vendedor do trabalho do designer é ele mesmo com um portfólio estonteante e arrasador aberto para o mercado.
  • Conter-se nas ousadias criativas é mais seguro do querer se antecipar ou se mostrar inteligente para um cliente ou potencial comprador. Sendo claro: é vital ouvir e interpretar o que estão pedindo para depois fazer. Se puder, melhore o resultado, mas não deixe de atender o essencial porque presume-se que o solicitante do trabalho sabe o que é necessário fazer para cumprir seus propósitos. E é bom lembrar que as pessoas se orgulham de suas ideias e a maioria detesta não ser ouvida e muito menos ser contrariada.
  • O desapego da propriedade de um desenho ou peça de criação já vendida é de extrema importância para a longevidade da atuação do designer profissional no mercado. O desapego ao que já foi feito é fundamental para que a criatividade continue viva e fluindo em bom ritmo. Se você vendeu para um cliente não venda algo igual ou muito parecido para outro cliente. Supere os trabalhos anteriores com outros melhores.
  • Não trabalhe por dinheiro e sim por prazer e focado em fazer o melhor e assim o dinheiro será uma consequência.  
  • Se você viu um trabalho de boa qualidade em outro lugar não copie por dois motivos: 1- Copiar não funciona no mercado de designer profissional. 2- O que você viu e gostou não é seu.  

Enfim, poderíamos falar sobre a profissão de designer de estampas por horas a fio, mas por hora podemos parar por aqui, lembrando que há muito material publicado a respeito, mas as relações valem muito mais do que publicações que oferecem atalhos, principalmente quando o material é sensacionalista e apartado da realidade do mercado.

A comunicação inteligente, a venda que resolve problemas e que satisfaz são infalíveis para o sucesso em qualquer profissão. No design o resto pode ser resumido no domínio de conhecimento e competência técnica.

Gráfico, Gráfico de pizza

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Sobre o ao autor:

Artista Plástico. Fundador da ArtZone Arte & Tecnologia focada em O&M de desenvolvimento de produtos e processos de estamparias analógicas de serigrafia e digital jato de tinta. ArtZone e Herculano Ferreira prestam consultoria no mercado têxtil desde 1988.

Herculano Ferreira – ArtZone Arte & Tecnologia – www.artzone.com.br – [email protected]

Aproveite para conferir: Guia definitivo da criação de estampas