Você já pensou em criar produtos personalizados para que seus clientes tenham experiências únicas? Este é um segmento crescente capaz de agradar o cliente mais exigente.
Além de agradar clientes, o trabalho com personalizados de luxo representa uma oportunidade valiosa para profissionais da área, pois permite que eles explorem sua criatividade e habilidades manuais na criação de produtos exclusivos.
Para entender mais sobre este segmento de mercado, conversamos com Angela Canarin, Designer de moda por formação e com 12 anos de experiência na área de produtos personalizados.
O que são personalizados de luxo?
O cliente está cada dia mais exigente. Oferecer soluções únicas e personalizadas configura-se como uma excelente possibilidade para agradá-lo. Um exemplo dessas soluções são os personalizados de luxo.
Angela Canarin explica que os personalizados de luxo são itens exclusivos e feitos sob encomenda do cliente. “Estes itens são geralmente oferecidos aos convidados como lembranças de um evento especial, como aniversários, casamentos ou eventos corporativos de alto padrão”.
A profissional ainda destaca que essas lembranças são projetadas para refletir o estilo e o tema da festa, enquanto proporcionam uma experiência única e memorável para o cliente e seus convidados.
Experiências sob medida com uso de materiais mais nobres
Como destacado, os personalizados de luxo são produtos feitos sempre sob medida para atender às necessidades e preferências de uma festa ou evento organizada pelo cliente. Eles apresentam alto padrão de qualidade, sofisticação e exclusividade.
Eles se diferenciam dos personalizados comuns pelo uso de materiais mais nobres, como papel couchê, papel fotográfico, papel metalizado, papel perolado e papel laminado. Também podem contar com acabamentos especiais, como verniz, laminação, hot stamping, relevo, corte a laser, e outros.
Angela Canarin explica que as caixinhas decoradas são as principais representantes do segmento de personalizados de luxo. “Nelas são colocadas guloseimas e outros mimos que o convidado de uma festa irá levar para casa”.
Há também as caixas de cenário em MDF, papel, acrílico ou acetato. “Essas caixas são verdadeiras obras de arte que podem ter movimentos giratórios e luzes de led para deixar a festa ainda mais decorada e única. Depois também servem para decorar ambientes em casa”, complementa Angela.
Design diferenciado para que seja um produto único
De grande aceitação pelas pessoas, os personalizados de luxo se destacam pelo design diferenciado, que pode incluir elementos como monogramas, brasões, logotipos, iniciais, nomes, datas e frases, atendendo os desejos do cliente.
A especialista destaca ainda que os personalizados de luxo se destacam pela exclusividade e pela atenção aos detalhes, proporcionando uma experiência única para os convidados, e transmitindo a sofisticação da festa/evento.
“Os itens personalizados de luxo tendem a ser de alta qualidade e durabilidade, tornando-se lembranças significativas que os convidados podem apreciar por muitos anos”, afirma Angela.
Além disso, com a popularidade das lojas virtuais, as pessoas em busca de experiências únicas têm acesso a uma grande variedade de opções de personalizados de luxo, podendo solicitar ao profissional um produto com os detalhes pensados.
Com essa facilidade, é possível comprar e receber tais itens comodamente em suas casas.
Processo criativo dos personalizados de luxo
Para artesãos e demais profissionais, a produção de personalizados de luxo exige a adoção de técnicas criativas e sofisticadas, que permitam criar produtos de alta qualidade, únicos e sempre elegantes.
Para Angela Canarin essa é a melhor parte de todo processo. É a partir de um tema que o artesão pode desenvolver inúmeros personalizados de luxo exclusivos capazes de agregar valor na decoração de qualquer festa.
Neste contexto, a especialista explica que existe uma técnica que é muito utilizada na indústria da moda e hoje pode ser aplicada no desenvolvimento das coleções de personalizados de luxo.
“O processo se inicia pelo tema, seguido pela cartela de cores a ser utilizada. Com essas duas orientações iniciamos com os croquis e com as amostras, sejam em desenhos ou protótipos físicos”.
Angela explica que é nesse momento que os personalizados começam a ganhar forma e vida. É também o momento que o cliente começa a vislumbrar a beleza do seu evento. “Esse processo é mágico, é apaixonante”, comemora.
“Minha maior satisfação é poder ensinar mulheres a trabalharem e faturar com personalizados de luxo, podendo trabalhar com arte de forma leve, feliz e muito rentável”, finaliza.