Você sabia que existem mais de 400 clubes amadores de futebol no Brasil? Agora imagine quantos times de bairros e comunidades que temos no país e não estão neste levantamento? Certamente são milhares!
Em comum, eles sempre gostam de ter seus próprios uniformes! Por consequência, o mercado de camisas de futebol personalizadas é imenso.
Então, empresas que se especializam no segmento têm a possibilidade de crescer e conquistar clientes em uma área bastante concorrida.
Mas como personalizar camisetas de futebol? Convidamos Mayara Calderone, professora e embaixadora digital da Futureprint, para falar sobre o tema. Acompanhe!
Personalização de camisas de futebol: por que se especializar no segmento?
Esporte mais popular do país, o futebol é uma paixão nacional. E apesar de não ser o país fundador, o Brasil se tornou referência mundial no esporte.
Mas a maioria dos jogadores não tem a pretensão de se tornarem profissionais. Em 2017, o IBGE estimou que o futebol é praticado por incríveis 15,3 milhões de adeptos. Muitos deles são atletas de times amadores, que jogam aos finais de semana.
O mais interessante é que tais times gostam de ter seu próprio uniforme. “A camisetas de times de futebol são atemporais e marcam o fanatismo pelo esporte mais popular em nosso país”, diz Mayara
Ao ter sua própria camiseta, cada jogador:
- Exercerá a identidade e união: as camisas personalizadas fortalecem o sentimento de pertencimento ao time, aumentando a identidade e a união entre os jogadores;
- Motivação: um uniforme personalizado é uma forma de aumentar a motivação dos jogadores, tornando os treinos e as partidas mais prazerosos;
- Autoestima: vestir um uniforme exclusivo contribui para a autoestima dos jogadores, tanto dentro quanto fora de campo;
- Profissionalismo: Mesmo sendo um time amador, o uso de uniformes personalizados transmite uma imagem mais profissional e organizada ao time.
Sendo assim, a embaixadora da Futureprint destaca que essa é uma área que sempre está em alta e quem se profissionalizar terá muitas oportunidades.
“As possibilidades com o filme de recorte são diversas. Podemos oferecer aplicações diferenciadas e personalizadas aos amantes do futebol”.
Como usar o filme de recorte de camisas de futebol?
Se você atua na área de estamparia e quer diversificar seu negócio, os serviços em camisas de futebol representam uma boa estratégia. Mas, como fazer isso?
Segundo Mayara Calderone, na atualidade temos acesso a diversas fontes para criar as personalizações de forma adequada. “Com isso, conseguimos atender nossos clientes com uma apresentação surpreendente e que agrade a todos”.
Hoje muitas são as fontes para criar as personalizações de forma adequada e atender clientes com uma apresentação surpreendente.
Já a criação da arte, mesmo que muitas vezes padronizada pelos clubes, as ferramentas e o material disponíveis possibilitam diferenciar o serviço, fazendo-o de acordo com o desejo do cliente.
“Usando o programa da própria plotter, ou programas de vetores, desenvolvemos o arquivo a ser cortado, lembrando sempre de fazê-lo de forma espelhada para que a aplicação fique correta”, complementa a professora.
Depois de recortado, a aplicação é feita de forma bastante fácil, basta utilizar uma prensa plana.
Complete a arte das camisetas com efeitos diferenciados
Além de priorizar a qualidade de todo o processo de fabricação, a personalização pode ser completada com efeitos diferenciados e agregadores, como destacado pela professora.
“Conseguimos combinar a arte com filmes que encantam os clientes, como os filmes 3D, com glitter, refletivos e com diversas texturas”.
Porém, ela reforça a necessidade de ter um cuidado extra para aplicações claras em camisetas escuras.
“A base da camiseta de times de futebol normalmente é sublimada. Nesses casos precisamos usar filmes específicos com bloqueio, para que essa tinta do tecido não migre para o filme”.
Existem materiais adequados para esse tipo de aplicação, que fazem com que o produto tenha qualidade e durabilidade ao longo do tempo de uso.
Como se diferenciar neste mercado?
Como destacado, o mercado de camisas de futebol para times amadores é muito grande. Por consequência, a concorrência cresce praticamente na mesma proporção.
Para não ficar de fora dessa “briga saudável”, Mayara Calderone destaca a importância do conhecimento.
“Ao saber o que fazemos, conseguimos fazer aplicações fora dos padrões dos times. Também podemos restaurar camisas antigas que tiveram os filmes avariados ao longo do tempo, dando uma nova vida a essas aplicações”.
Inclusive, temos materiais no mercado que auxiliam a remoção desses filmes antigos ou para apenas modificar uma personalização antiga.
Além disso, vale ficar atento aos estilos que estão em alta, como minimalista, vintage, retrô e futurista.
Já a personalização com nome, número e patrocinadores é praticamente um pré-requisito. Neste caso não é o time que quer ter uma camisa personalizada, e sim cada jogador!
Dessa forma, agregamos maior valor a esse serviço específico de personalização, que tem muita procura no mercado.