Com os avanços da tecnologia, a indústria de impressão está evoluindo a passos largos. Agora, soluções mais inovadoras, produtivas e ecológicas estão se destacando no mercado. Um exemplo é a impressão UV.
Esta alternativa apresenta diversas vantagens em termos de agilidade, fidelidade de cores, qualidade de impressão e sustentabilidade. Por isso, é importante que os profissionais do setor gráfico entendam como a impressão UV funciona – e, também, se ela pode ser utilizada em seu próprio negócio.
Pensando nisso, preparamos este artigo. Continue a leitura para compreender mais sobre essa revolucionária tecnologia de impressão!
O que é impressão UV?
A impressão UV é uma forma de impressão digital que utiliza luzes ultravioleta para secar ou curar a tinta à medida que ela é impressa.
“Conforme a impressora distribui a tinta na superfície de um material (o substrato), luzes UV especialmente projetadas seguem logo atrás, curando ou secando a tinta instantaneamente. Assim, esse tipo de impressão acelera o processo de produção”, explica Regina Batista, especialista em impressão digital e representante da Print Comunicação.
Quais são as vantagens da impressão UV?
A impressão UV oferece diferenciais e vantagens em comparação com outras formas de impressão.
Basicamente, em outros tipos de impressão tradicional, quando a tinta é aplicada no substrato, ela seca naturalmente por conta própria. O resultado obtido pode não ser o melhor, já que a tinta pode se espalhar de modo desigual.
Por sua vez, a impressora UV usa luzes ultravioleta para secar o substrato de impressão após a aplicação das tintas. O resultado disso são cores vibrantes, precisas, duráveis e uma impressão nítida.
Desse modo, as tintas se espalham uniformemente, devido ao tratamento instantâneo das luzes UV e secam rapidamente, o que oferece o benefício de se ter uma produção mais ágil e eficiente.
Além disso, como esclarece a especialista, isso ajuda a simplificar o processo de impressão, o que pode possibilitar um ganho de escala na produtividade da empresa.
Ainda, permite que se trabalhe em um nível mais elevado de personalização de produtos, o que pode abrir um novo leque de oportunidades, como atender à crescente demanda por tiragens limitadas de produtos exclusivos.
Outro ponto de destaque é que as tintas curadas por impressão UV são resistentes às intempéries e oferecem maior resistência ao desbotamento. Ademais, este processo de cura é mais ecológico, pois não utiliza solventes para a transferência da tinta para o substrato, e isso reduz o impacto ambiental e torna o processo de trabalho mais seguro para as pessoas.
“Mesmo empresas que já trabalham com serigrafia ou tampografia, por exemplo, podem ampliar o seu portfólio e obter vantagens como velocidade de impressão, qualidade na entrega e alinhamento sustentável com a impressão UV”, destaca Batista.
Para quais tipos de produto a impressão UV é recomendada?
Usando a tecnologia de impressão UV, é possível imprimir designs, imagens, textos e até texturas exclusivos diretamente em uma vasta gama de materiais ou produtos.
“A impressão UV permite imprimir em uma variedade de superfícies e formas. A cura UV possibilita que a impressora plana seja usada com materiais não tradicionais, como acrílico ou alumínio”, comenta a especialista.
Assim, é possível utilizar a impressão UV para diversificar o portfólio incluindo possibilidades como:
- Embalagens;
- Eletrônicos decorados, como notebooks;
- Acessórios de moda atraentes, incluindo bolsas;
- Instrumentos musicais, como baquetas personalizadas;
- Prêmios e troféus, incluindo aqueles feitos de vidro e acrílico;
- Sinalização externa, como placas com impressão mais durável e resistente;
- Presentes exclusivos, como caixas de joias de metal com inscrições personalizadas;
- Brindes corporativos e produtos promocionais como canetas;
- Itens decorativos variados, incluindo aqueles em MDF;
- Equipamentos esportivos, como bolas de golfe;
- Entre tantos outros.