Palestrante tradicional da Future Print, PH Oliveira apresentou ao público do Sublimação em Ação algumas melhores práticas para conteúdo nas redes sociais. Mais especificamente, para um perfil de Instagram com bom engajamento e bons resultados.   

O responsável pela Escola PhD de Impressão focou também no uso da Inteligência Artificial (IA) para otimizar o tempo e a produção dos empreendedores.  

Em uma breve introdução, PH destacou como o conteúdo focado em venda é chato. Falar só em produto é cansativo e não traz resultado, então a dica do especialista é: “Cuidado para você não ser o chato digital!”. 

O conteúdo no seu Instagram não pode ser só de venda, pois a compra por essa rede é motivada por desejo. “A compra por necessidade começa no Google”, ele explica. 

Mostrando ao público o exemplo de um perfil no Instagram de uma loja de copos e canecas personalizáveis, PH compartilhou a importância de definir sua persona e sua linguagem, o que acaba influenciando a produção de conteúdo, o ticket médio dos produtos e, consequentemente, as vendas. 

No Instagram, uma rede focada em toques e interação (e não só em fotos ou vídeos), a regra para uma publicação de sucesso é: atenção, retenção e ação. 

Para a atenção, o principal gatilho é a emoção. Para a retenção, para manter a pessoa na publicação, é necessário um bom copy. E a ação é o que você pode pedir ao final do conteúdo, seja o “siga o perfil”, “marque um amigo”, “chame no Direct”, etc. 

O empreendedor, quase sempre, toca as próprias redes sociais. PH explicou que existem dois profissionais especialistas em comunicação nas redes: 

  • Social media: responsável pela estratégia nas redes sociais, incluindo planejamento, programação de conteúdos, análise de resultados. 
  • Copywriter: responsável pelo copy, o texto persuasivo de vídeos ou legendas. 

“Temos ferramentas fáceis e acessíveis para ajudar com as redes sociais. É preciso estudar, investir e colocar na prática”, PH orientou o público antes de apresentar dois exemplos. 

Para preparar vídeos para as redes sociais, o Clipchamp. Essa ferramenta, com opção gratuita e paga, viabiliza a criação e narração de vídeos.  

O destaque, porém, foi o já conhecido ChatGPT. PH mostrou como a ferramenta, mesmo no modo gratuito, pode ser configurada e utilizada para planejar a programação de uma rede social e até produzir os copys para as publicações. 

Com o prompt (o comando inserido no chat) adequado, você pode configurar o ChatGPT para conhecer o perfil da sua empresa, os produtos, a linguagem e o perfil do público. Com esse entendimento, é possível pedir que a ferramenta gere o conteúdo para imagens, vídeos, carrossel de fotos e afins. 

Foi dado o exemplo de uma loja de Fortaleza, de uma mentoranda de PH, que utilizou um prompt para montar uma campanha para Instagram com 30 dias focada para o Dia das Mães. Ela ainda teve o trabalho de produzir conteúdo em vídeo, mas foi orientada com 30 oportunidades de conteúdo com apelo emocional e que “lembraram” os usuários da rede sobre o presente: os produtos personalizados. 

Com a IA, fica mais fácil organizar as tarefas focadas em atração e conversão do público. Com mais engajamento nas redes sociais, mais clientes vão chegar no seu perfil e conhecer seus produtos. 

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