Com a difusão da Indústria 4.0, a automatização é uma atividade que está se tornando vital nos mais variados segmentos por tornar o trabalho mais produtivo, ao mesmo tempo em que reduz custos e aumenta a qualidade das entregas. Apesar disso, costuma-se associá-la a grandes investimentos ou a ferramentas extremamente complexas. Mas ao contrário do que se imagina, automatizar processos em uma estamparia, por exemplo, pode ser uma tarefa bem mais simples. Quer saber como? Acompanhe as dicas a seguir.
Por que automatizar processos na estamparia?
“Automatizar processos oferece uma série de benefícios, como diminuição de atrasos, eliminação de gargalos, redução de possíveis erros humanos e, até mesmo, corte de custos”, resume Diego Minone, responsável pelo marketing da Pluga.co.
De acordo com o profissional, todos esses benefícios gerados pela automatização acarretam em uma sensação de satisfação para os clientes e os próprios colaboradores das empresas. “Para o cliente, porque ele terá uma visão mais positiva e profissional da sua empresa; e para a equipe porque ela não perderá horas executando um trabalho manual e repetitivo, que acaba sendo desgastante.”
Além disso, como dissemos, automatizar processos pode ser sinônimo de redução significativa de custos. Quando não há tanta incidência de erros, os processos se tornam mais produtivos. Consequentemente, é possível entregar resultados melhores com uma estrutura mais enxuta.
Por onde começar a automatizar?
“Se uma tarefa é executada com uma certa frequência (seja mais de uma vez por dia ou mais de duas vezes por semana), é hora de pensar em automatizá-la”, recomenda Minone.
Para o profissional, um exemplo de processos rotineiros que podem ser automatizados são os que envolvem a rotina de pagamentos. – ou seja, quando um pagamento é aprovado, recusado, reembolsado, cancelado, etc.
“Ao ter um pagamento aprovado, por exemplo, uma nota fiscal precisa ser emitida e enviada para o cliente. Esse é um processo delicado, pois se os dados da nota forem preenchidos de forma errada, isso vai gerar um retrabalho grande, além da insatisfação do cliente”, pondera.
Minone afirma que processos, como o envio de e-mails de agradecimento, atualização de planilhas para controle empresarial e gerenciamento financeiro, atualização no ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema de Gestão Empresarial) usado pela estamparia e até respostas de um formulário para pedido de orçamento, são outros exemplos de como promover a automatização na estamparia.
“Cultura automatizada”
O primeiro passo para adotar uma “cultura automatizada” é mapeando quais são os processos que a sua empresa tem. Existem algumas ferramentas na web que podem ajudar a desenhá-los de forma muito simples.
Feito isso, Diego Minone recomenda identificar quais são as etapas e tarefas mais repetitivas que podem ser automatizadas. “Uma dica que adotamos de um cliente foi: se você faz algo mais de três vezes é porque está na hora de automatizar.”
E uma tecnologia que pode ajudar nessa tarefa é a Pluga, recomendada pelo profissional. “ É uma plataforma brasileira Freemium (com versão gratuita e paga), que permite que você conecte as ferramentas que usa para eliminar aquelas tarefas manuais e repetitivas – e o melhor: sem precisar desenvolver uma única linha de código.”
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