Nem todos os empresários do mercado varejista aproveita essa data, mas sabia que o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março, pode ser uma das grandes oportunidades para elevar o número de vendas do seu negócio? Não se trata apenas de ofertas, mas também de relacionamento e fidelidade do cliente. Para quem trabalha com itens personalizados, então, as possibilidades são ainda mais diversas – e as vantagens são muito atraentes.

Antes de falarmos melhor sobre isso, você sabe como surgiu essa data e o que ela representa?

O que é o Dia do Consumidor?

De acordo com o portal Educa Mais Brasil, tudo começou em 1962, quando o presidente dos Estados Unidos na época, John F. Kennedy, fez um discurso salientando os direitos dos consumidores, que inclui a informação, a segurança, além do direito de escolha. Depois disso, debates em todo o mundo fez com que os governos voltassem a sua atenção para a necessidade de proteção desses direitos.

No Brasil, o primeiro passo para o Dia do Consumidor foi dado com a Lei Delegada nº 4, de1962, a primeira que tinha como objetivo assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo. Alguns anos depois foi instituído o Código de Defesa do Consumidor, por meio da Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991.

O MarketUp aponta a data começou a ser promovida mesmo em 2014. Em grande parte isso aconteceu graças a uma iniciativa da empresa Buscapé de focar em ações promocionais com foco no cliente. Mais de 500 marcas participaram desta campanha, incluindo Walmart, Americanas, Netshoes e muitos outros varejistas digitais que também promoveram e lançaram a celebração da data no país.

Dia do Consumidor x Dia do Cliente: entenda as diferenças? 

Conceitualmente há diferenças, mas ambas podem ser trabalhadas pelo varejo. O Dia do Consumidor é muito voltado para conscientizar os consumidores sobre seus direitos e promover a qualidade dos produtos e serviços. Já o Dia do Cliente (celebrada no dia 15 de setembro) abrange não só o varejo, mas todos os outros segmentos de negócio e tem como objetivo agradecer e estreitar o relacionamento entre empresa e cliente.

Mas como foi dito, as duas datas são trabalhadas comercialmente. Para o professor e empreendedor Matheus Cosso, da empresa Mario e Marias, quando se trata do mercado de personalizados não há inclusive diferença na estratégia de campanhas para estas datas. “Não estamos falando de datas específicas como o Dia das Mães e Dia dos Pais, em que conseguimos fazer promoções diferentes. Entendo que as duas podem ser trabalhadas da mesma forma”, conta.

Vale destacar que as ações hoje não são voltadas apenas para um dia. O comércio aproveita uma semana inteira – chamada de Semana do Consumidor – para trazer ofertas, promoções e itens específicos, afim de demonstrarem seu compromisso com a satisfação dos clientes e sua responsabilidade social. 

dia do consumidor

A Black Friday do primeiro semestre?

Segundo Matheus, a importância de um negócio de personalizados aproveitar esta semana é muito grande. Os brindes são a principal escolha de empresas para presentear seus clientes e um especialista em itens personalizados precisa estar atento às tendências para atrair ainda mais interessados e, claro, aumentar o número de vendas.

“A data está ganhando muita força no Brasil. Não chega a ser ainda uma Black Friday, mas é considerada a Black Friday do primeiro semestre. Alguns segmentos são mais difíceis de engrenar no começo do ano, e o de personalizados é um deles. Depois que passa o fim do ano, o mercado de brindes demora a acontecer, e março é um mês importante para essa recuperação”, explica Matheus.

Como planejar uma campanha do dia do consumidor?

Reunimos aqui algumas dicas de Matheus, da Mario e Marias, e também do portal pagar.me. 

1. Planeje uma campanha com antecedência

Dependendo do dia da semana em que a data cai, é possível começar as ações alguns dias antes. Não deixe para criar promoções em cima da hora.

2. Esteja atento às tendências

“A primeira coisa para quem trabalha com personalizados é estar antenado às tendências. Não importa as datas, a época, se você gosta de futebol, cinema ou não, mas você tem que estar ligado para apresentar um brinde que atraia o cliente e que se diferencie da concorrência”, conta Matheus.

3. Ofereça promoções atrativas

“Aqui na Mario e Marias, estamos fazendo a semana do consumidor com produtos que conseguimos comprar e negociar por um preço melhor. Dessa forma, conseguimos repassar o preço menor para o cliente”, conta o empresário. Além disso, você pode escolher produtos que tenham maior giro no seu estoque. É importante lembrar que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Portanto, calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado para cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro.

4. Invista na experiência do consumidor

Quem tem loja física, além de um atendimento de qualidade, pode oferecer uma experiência diferente para o cliente, por exemplo, colocar bexigas com prêmios dentro. “Aqui, nossos clientes podem ganhar de brindes até cursos que oferecemos”, destaca.

Já para quem tem loja online, Matheus dá algumas dicas: “dá para oferecer frete grátis e cupons de desconto. Fique ligado também nos Market Places, porque eles já costumam oferecer essas vantagens para quem revende seus produtos por lá”.

5. Divulgue suas ações de forma estratégica

As pessoas já começam a buscar pelos produtos desejados nos dias que antecedem a data. Por isso, é importante planejar campanhas de divulgação nas redes sociais para dar mais visibilidade às suas ações e atrair ainda mais potenciais clientes. Avalie se cabe investir no mecanismo de busca do Google e também em mídias como Instagram, Facebook e Linkedin.

Mais de 10 ideias de brindes

Aqui vale usar a criatividade para se destacar entre os concorrentes, afinal todos vão estar focados nesta mesma oportunidade. Matheus explica que você até pode trabalhar com itens tradicionais, como camisetas, canecas, opções de papelaria, mas “invista em uma personalização diferente, uma estampa com algo que está em alta, e seu produto terá muito mais chance de ter saída”.

Brindes ecológicos

Para Matheus, a principal tendência – e que veio para ficar – são os brindes que geram conscientização, que são ecológicos e recicláveis. “A procura vai crescer cada vez mais, principalmente partindo de empresas que têm um lado social forte, e que querem que os brindes representem a ideologia delas”. Exemplos: ecobags, canetas, necessaire, sacola para vinho, porta recados.

Outras opções

1 – Álcool em gel

2 – Carregador portátil

3 – Popsocket para smartphone

4 – Bloco de notas com caneta

5 – Garrafa térmica

6 – Bolsa térmica

7 – Copo de café e caneca

8 – Fones de ouvido

9 – Porta cartão de visitas

10 – Caixa de som

Para concluir, quer mais uma dica importantíssima? Para ficar por dentro de todas as novidades, Matheus diz que é essencial frequentar feiras como a Future Print, que sempre é utilizada para lançamentos de grandes marcas da área, e que traz o que realmente é tendência.