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Como implantar um sistema de impressão digital na estamparia?

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Como implantar um sistema de impressão digital na estamparia?

 

A impressão digital apresenta uma série de benefícios em relação aos processos tradicionais. “A grande vantagem da produção têxtil digital é a produção sobre demanda, o baixo custo de mão de obra e a agilidade na produção da amostra”, diz Fábio Tolosa, Business Development Executive na Epson do Brasil. Ao contrário da serigrafia, a impressão digital permite confeccionar apenas uma peça, sem a necessidade do desenvolvimento de matrizes. Além disso, é possível obter variantes de cores e acertos do desenho sem precisar de alterações físicas na arte.

Com o sistema digital, também é possível obter uma quantidade de cores muito maior. Dessa forma, as estampas ficam mais “vivas” e com mais definição, não sendo necessário “barrar” a criatividade do designer no momento de desenvolvimento das peças. Outro ponto importante está na redução das perdas de tecido, que ajuda a diminuir os custos de produção, além da maior rapidez que o digital oferece para desenvolver, entregar e repor os produtos, permitindo que as empresas se tornem mais

competitivas no mercado.

Por onde começar a implantar o sistema?

Os sistemas de impressão digital têxtil vão muito além da compra do maquinário moderno. Muitas vezes, é preciso mudar totalmente a cultura da empresa, investir em treinamentos e, até mesmo, buscar novos conceitos de fornecedores e clientes. Tolosa recomenda traçar um plano de implementação, que deve se iniciar com a compreensão de quem será o cliente. Para isso, é preciso ter respostas para as seguintes perguntas:

  1. Meu cliente vai comprar folha impressa ou tecido estampado?
  2. Preciso desenvolver estampas exclusivas, comprar imagens do mercado ou imprimir as imagens do cliente?
  3. Ele trabalha com pano cortado ou corrido?
  4. Qual mercado ou público estou buscando? (Moda, Artigo Esportivo, Decoração, Etc.)
  5. Qual o preço médio de mercado para esse trabalho?

Além disso, é fundamental desenvolver um plano financeiro e de prioridades. Com o conhecimento das necessidades dos clientes em mãos, deve-se entender quais os processos de impressão digital mais adequados e o que precisará ser comprado ou adequado na estrutura.

“O principal ponto de atenção ao buscar uma solução completa no mercado para reduzir erros e tempo de reparo é ter apenas um fornecedor e saber quem contatar. Quando o fabricante do equipamento detém toda a tecnologia, não existe um jogo de empurra-empurra que ocorre quando o equipamento é de um fabricante, a tinta de outro, cabeça de impressão de outro e a assistência técnica de mercado. Esta mistura de fornecedores pode gerar problemas para o cliente”, pondera Tolosa.

Além disso, é fundamental dar atenção ao tratamento do tecido antes da impressão. Sem isso, as demais fases não acontecem, e, assim, erros podem surgir, como o desvio de cores entre os lotes de produção.

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