O WhatsApp tornou-se um dos aplicativos com maior número de usuários no mundo, atingindo cerca de 1 bilhão de pessoas. Tão popular quanto as redes sociais, estranho, hoje, é encontrar alguém que não utilize o aplicativo para trocar mensagens.

Talvez por isso, sua utilização tenha se tornado comum no ambiente corporativo, principalmente na área comercial das empresas de comunicação visual, que enxerga na ferramenta uma peça fundamental para vender mais. Afinal, se todos têm o aplicativo, nada mais justo do que usá-lo para potencializar as vendas, não é mesmo?

Como usar o WhatsApp para vender mais?

Como dito anteriormente, o WhatsApp é uma poderosa ferramenta para gerar vendas. O principal motivo é a agilidade de resposta. Isso porque, hoje em dia, praticamente todo mundo não sai de casa sem o celular, o que aumenta a probabilidade de o vendedor receber uma resposta ou, ao menos, ter a sua mensagem visualizada a qualquer momento, inclusive fora do horário comercial. O imediatismo é a principal vantagem do Whatsapp.

Existem algumas maneiras da equipe de vendas de uma empresa de comunicação visual abordar os clientes pelo aplicativo. E é justamente aqui que entra a criatividade. Confira, a seguir, algumas formas de iniciar a conversa:

•    Envie fotos dos seus produtos. Um novo material que aceita impressão ou uma nova máquina são ótimos pretextos para enviar mensagem;

•    Informe pelo WhatsApp promoções ou negociações diferenciadas para um determinado período;

•    Combine detalhes da sua venda. Prazo de pagamento, negociações e até os melhores horários da entrega podem ser agilizados pelo aplicativo.

Mas, lembre-se: o WhatsApp é um canal ativo e sua principal característica é o imediatismo. Por isso, é essencial que você tenha uma pessoa dedicada para atender os clientes. Nada de demorar dias para dar retorno.

A melhor vantagem de vender pelo WhatsApp

O uso do WhatsApp para fins corporativos envolve uma série de benefícios. A gerente comercial da empresa V8 Brasil, Lorena Nunes, comenta como a ferramenta mudou o seu dia a dia de vendas: “O aplicativo apareceu naturalmente, como uma forma rápida de nos comunicarmos com os clientes. Ficou mais fácil conversar porque ele fez com que ligações de prospecção fossem substituídas de um jeito rápido e massificado, sem a necessidade de ligar para todos”, afirma.

Esse é o melhor exemplo de como você pode utilizar o WhatsApp para vender mais. A partir do cadastro de clientes antigos, com o celular preenchido, você pode montar abordagens padronizadas e encaminhar a todos pelas listas de transmissão. O início da conversa também pode ser com alguma pergunta, indagando se o cliente precisa renovar algum material gráfico, por exemplo.

“Nossas taxas de reativação de clientes aumentaram em 30% na época em que começamos essas abordagens, um resultado muito maior do que o que tínhamos com os e-mails que enviávamos. Pelo WhatsApp, o cliente se sente na ‘obrigação’ de responder, o que facilita uma nova venda”, complementa Lorena.

Dicas úteis para aproveitar o WhatsApp para vender mais

  1. Tenha um número exclusivo de WhatsApp para a sua empresa. É provável que o seu atendimento seja feito por várias pessoas, então, nada melhor que concentrar tudo em um só lugar;
  2. Deixe o número de WhatsApp visível em todos os lugares possíveis, especialmente no seu site. Seus clientes vão adorar saber que há um canal com resposta rápida para tirar dúvidas;
  3. Nunca leve mais do que 12 horas para responder seus clientes, e, durante o dia, o ideal é que eles recebam um retorno dentro de 30 minutos;
  4. Se for contratar uma pessoa específica para isso, facilite a vida dela com o WhatsApp Web, que dá acesso a arquivos e uma comunicação mais rápida no aplicativo por meio do computador;
  5. Evite mensagens que falem sobre religião, política, futebol ou outras polêmicas. Se o cliente for realmente seu amigo, utilize seu telefone pessoal para compartilhar esse tipo de mensagem;
  6. Faça uma triagem e veja quais as principais perguntas que seus clientes fazem, providenciando respostas prontas. Respostas padrões agilizam o atendimento;
  7. Não seja invasivo: evite o envio de propaganda diariamente. Use o bom senso, ou as chances de você ser bloqueado serão grandes;
  8. Você pode usar a função Stories do WhatsApp para mostrar o dia a dia da sua empresa – uma impressão em formato diferenciado ou a rotina da sua equipe, por exemplo. Isso ajuda a manter o cliente próximo da sua empresa;
  9. Fuja de listas de contatos à venda. O objetivo delas é disparar propaganda para quem não pediu, e isso tem nome: spam. Mande mensagens somente para quem autorizou, caso contrário, você pode até receber um processo.

Você já utiliza o WhatsApp para vender mais na sua empresa? Compartilhe sua experiência nas redes sociais e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.